Estudantes do ensino médio de escolas públicas podem participar de concurso de redação promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

TIC Educação

06.10.2022

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Estudantes matriculados no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas podem participar do concurso que vai premiar redações com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”. Com inscrições abertas até 28 de outubro, o concurso é promovido pela Universidade da Maturidade (UMA) - Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH). 

O edital nº1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes do ensino médio e da EJA da rede pública e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. 

A premiação varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as 25 melhores redações e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período de defeso eleitoral.

Intergeracionalidade

A iniciativa do concurso visa celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.