Estudantes do ensino médio de escolas de Pedro Afonso desenvolvem projetos de horta escolar

Tocantins

16.10.2023

As unidades escolares da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Pedro Afonso desenvolvem um trabalho focado nas escolhas dos próprios estudantes e seu protagonismo. Dessa forma, é que ocorrem a seleção das disciplinas eletivas e Trilhas de Aprofundamento, como Itinerários Formativos que levam aos alunos do ensino médio a aprofundarem os conhecimentos de maneira democrática e dinâmica.

A Escola Estadual Alfredo Nasser, de Bom Jesus do Tocantins, trabalha com a disciplina eletiva Agro +, com os estudantes das turmas de 1ª e 2ª séries do ensino médio. Nessa eletiva, o objetivo é construir um processo de ensino e aprendizagem capaz de aplicar e desenvolver saberes e práticas agrícolas que permitam compreender os problemas socioambientais, buscando utilizar uma agricultura de base ecológica e sustentável.

No transcorrer das aulas de da eletiva Agro +, os estudantes executam atividades como a construção de horta escolar, com o intuito de conhecer e compreender e adotarem as práticas de composturas de material orgânico e outras ações na escola, em casa e na comunidade sobre práticas que valorizem e preservem o meio ambiente.

A concretização dos projetos ocorrem por meio visitas dos estudantes a hortas existentes na comunidade, demarcação de horta escolar, coleta de adubos, além do plantio de alface, berinjela, tomate, pepino, pimentão, jiló, quiabo, abóbora, couve, cebolinha, salsa e coentro.

O estudante Denilson dos Santos Lopes comenta sobre a ação desenvolvida na disciplina eletiva. “Estou aprendendo muito sobre as plantas e como cuidar bem delas. Minha escolha dessa disciplina ocorreu, primeiro porque eu gosto muito de hortas, e segundo, porque  aqui na escola há espaços suficientes para desenvolver essa temática”, ponderou.

O projeto da horta escolar, também está sendo desenvolvido no Colégio Cristo Rei, em Pedro Afonso, na Trilha de Aprofundamento de Ciências da Natureza: Agronegócio e Agricultura Familiar. A intenção é promover o desenvolvimento local, com a execução de atividades criativas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida da população estudantil.

As ações desenvolvidas compreendem estudos sobre agrotóxicos e produtos ligados ao agronegócio no Brasil, a preparação do solo, plantio, manejo, além da colheita de hortaliças, as quais estão sendo utilizadas para diversificar a alimentação escolar.

Para o superintendente Regional de Educação, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, “o dinamismo que os Itinerários Formativos proporcionam aos estudantes reforça o Projeto de Vida e o processo de Ensino Aprendizagem em nossas escolas”, finalizou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins