Distrito Federal
16.12.2024Após entregarem tudo dentro de quadras, piscinas, campos e arenas, os estudantes do Distrito Federal que participaram das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), em Recife, e dos Jogos da Juventude, em João Pessoa, celebraram o encerramento dos torneios na última quinta-feira (12). A cerimônia, realizada no auditório Neusa França, na sede da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), teve inúmeras homenagens aos atletas, técnicos, árbitros e todos que estiveram envolvidos no planejamento das competições.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente no evento, além da subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, o subsecretário de Esporte, Lazer e Espaços Esportivos, Nivaldo Vieira, e o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, Alexandre Ferro. Ademais, representantes da Secretaria da Pessoa com Deficiência e da Gerência de Desportos da SEEDF também fizeram parte da cerimônia.
Em sua fala, Hélvia Paranaguá relembrou atletas renomados que saíram do Distrito Federal e conquistaram o mundo. “Nós acabamos de ter um atleta do DF que ganhou medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, o Caio Bonfim. Temos também outro medalhista, o nosso Joaquim Cruz, e tantos outros jogadores de vôlei, atletas das mais diversas modalidades olímpicas e paralímpicas”.
Hélvia também confessou que na época de escola, ela também participou dos Jogos Escolares, nas modalidades tênis de mesa e futebol de salão.
Os Jogos reúnem estudantes e profissionais das diversas regiões administrativas do Distrito Federal atuantes no esporte escolar, promovendo assim o intercâmbio social, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos. Neste ano, participaram estudantes atletas das 14 Coordenações Regionais de Ensino de 305 instituições educacionais públicas e particulares, em 27 modalidades desportivas e paradesportivas.
O subsecretário de Esporte, Lazer e Espaços Esportivos, Nivaldo Vieira, ressaltou a importância das Secretarias de Esporte e Educação trabalharem juntas. “Nós percebemos que as Secretarias trabalhando juntas são mais fortes. Não tem como não vincular esporte à educação e vice-versa. A formação do caráter e a construção de valores e da disciplina passam por essas áreas. Enquanto nós vermos pessoas comprometidas e apaixonadas como vocês, nós sabemos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas”.
O esporte faz e vem fazendo diferença na vida da estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 411 de Samambaia, campeã do parabadminton, Maiara de Oliveira. A atleta de apenas 14 anos já é tricampeã nas Paralimpíadas Escolares e conta sobre a experiência vivida em São Paulo. Em 2024, o Distrito Federal enviou a maior delegação de sua história para os Jogos Paralímpicos, em São Paulo, composto por 117 integrantes, incluindo atletas, técnicos e toda a equipe de gestão esportiva.
“Foi uma experiência muito incrível. Fico muito feliz por estar crescendo no parabadminton e isso me inspira demais”. A estudante também ressaltou que “uma das coisas mais importantes no treinamento para os jogos é treinar o psicológico”.
Destaques nos Jogos Escolares do DF
Atletismo
1º lugar: Juliana Gomes Ferreira (CED São Bartolomeu)
Bocha
1º lugar: João Gabriel de Souza Lins (CED São Francisco)
Futebol PC
1º lugar: André Scava Almeida (Colégio Dromos)
Natação
1º lugar: Filipe Eduardo Pereira Aguiar (CED 06 do Gama)
Parabadminton
1º lugar: Maiara Almeida da Silva de Oliveira (CEF 411 de Samambaia)
Tênis de Mesa
1º lugar: João Pedro Camargo (Colégio Sigma)
Tênis em Cadeira de Rodas
1º lugar: Felipe de Resende Angelim (Colégio Marista)
Classificação final nos 64º Jogos Escolares do Distrito Federal
1º SEB Brasília
2º Colégio Militar de Brasília
3º Colégio Militar Tiradentes
4º Colégio Marista de Brasília
5º Colégio Católica
6º CEF 01 do Paranoá
7º Colégio La Salle Águas Claras
8º Colégio Militar Dom Pedro II
9º CEM JK do Núcleo Bandeirante
10º Colégio Mackenzie
11º Escola Vila das Crianças
12º CED 01 Itapoã
13º CEM 01 do Gama
14º CEF 25 de Ceilândia
15º Colégio Serios
Texto: Andressa Rios, Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF, e Tainá Morais, Secex/SEEDF
Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF