Estudantes do Curso de Audiovisual da ETE de Artes visitam Rede Paraíba de Comunicação, em João Pessoa

Paraíba

18.06.2024

Os estudantes da 2ª série do curso técnico de Audiovisual da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, localizada no bairro Varadouro em João Pessoa, participaram de uma aula de campo nesta segunda-feira (17). A visita ocorreu na Rede Paraíba de Comunicação, onde funcionam a TV Cabo Branco afiliada à Globo, Rádio CBN e Cabo Branco FM, além dos portais de notícias G1 Paraíba e Jornal da Paraíba.

Na oportunidade, os seis estudantes puderam conferir os estúdios onde são apresentados e gravados os programas jornalísticos, como também a parte técnica como o Master, onde são realizadas as operações de teleponto, de áudio, de câmera, corte e edição. É o local onde também ficam diretores de cada programa, que por meio do ponto de áudio fazem os direcionamentos durante as gravações, transmissões e apresentações de programas.

Os estudantes também puderam conferir os estúdios da rádio CBN e o arquivo onde são guardadas todas as gravações.

“A aula teve o objetivo de apresentar as rotinas produtivas de um sistema multimídia de comunicação. Onde vimos a rotina das redações de televisão, jornal, internet, rádio e todo operacional de uma rede de comunicação. Eles se surpreendem com a complexidade de fazer um meio de comunicação ir ao ar e todo o planejamento de se produzir.”, detalhou o professor da base técnica de Audiovisual, Kleyton Canuto.

O professor ressaltou ainda que as aulas de campo são mescladas com visitas às empresas de comunicação e participação de festivais como o FEST Aruanda, festival de cinema que ocorre em João Pessoa. Estão ainda sendo programadas visitas à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para que os estudantes possam conhecer a realidade acadêmica dos cursos da área.

"Eu gostei bastante da visita no geral, mas o que mais me surpreendeu foi a estrutura, é tudo muito bem feito e pensado, não só na questão administrativa, mas também na de desenvolvimento. Os setores ficam próximos uns dos outros, pois precisam se comunicar e isso com certeza ajuda muito no trabalho. Também fiquei fascinado quanto a relação entre o pessoal, parece ser um ambiente bem comunicativo mesmo e com bastante trabalho em conjunto", disse o estudante, Luiz Eduardo.