Paraíba
08.10.2024Os estudantes das 1ª séries do Curso Técnico em Agropecuária da ECIT Doutor José Gadelha, de Aparecida, no Sertão paraibano, desenvolveram o projeto Caixa Entomológica: Guardiões da Fitossanidade. O trabalho consiste em estudar a morfologia e a função dos insetos nas plantações da região.
A iniciativa foi coordenada pelo professor e coordenador do curso técnico, Fábio Júnior, dentro da disciplina de Fitossanidade, e tem como objetivo que os estudantes identifiquem a função, por exemplo, das abelhas, borboletas, os coleópteros que são da ordem dos besouros que tem em várias pragas agrícolas, gorgulho do milho, moleque da bananeira e bicudo do algodoeiro.
“Os estudantes tiveram a oportunidade de entender o que cada inseto pode provocar na plantação de bom e ruim. Eles coletaram os insetos e confeccionaram as caixas com a informação de cada um, para que assim, consigam identificá-los na natureza para ajudar na proliferação ou combater pragas”, detalhou o professor.
Os insetos coletados pertencem às principais ordens de interesse agronômico como: Orthoptera (gafanhotos), Coleoptera (besouros), Lepidoptera (borboletas e mariposas), Hymenoptera (abelhas e formigas) e Hemiptera (cigarras, percevejos, pulgões e cochonilhas).
Além de todo apoio teórico, o professor realizou aulas práticas de coleta dos insetos. Em seguida os estudantes foram submetidos a uma defesa, sendo testado o conhecimento sobre o assunto, com rodadas de perguntas coletivas e individuais.
“Eu gostei bastante da caixa entomológica, além de aprofundar o conhecimento tivemos uma experiência real com os insetos. Pudemos compreender cada parte do inseto, suas características individuais e gerais e suas funções na natureza”, comentou o estudante, Ismael Pordeus.
As Caixas Entomológicas serão expostas para a comunidade escolar e servirão de material de estudo para as próximas turmas da disciplina de Fitossanidade.