Paraíba
05.12.2024Um grupo de 100 estudantes de diversos municípios espalhados pelas 16 Gerências Regionais de Educação retornaram à Paraíba na tarde desta segunda-feira (2), após três meses de intercâmbio no Reino Unido por meio do programa Conexão Mundo. Os estudantes foram recebidos com muita emoção pelos pais e familiares que os aguardavam no Aeroporto Internacional Castro Pinto.
Os estudantes foram selecionados por meio do Edital 04/2024 SEE/FAPESQ/PB, e foram divididos entre três países do Reino Unido: Inglaterra, País de Gales e Escócia. As instituições que receberam os alunos foram Warwickshire College Group e Brockenhurst College na Inglaterra, Neath Port Talbot College e Pembrockshire College no País de Gales, e Edinburgh College na Escócia. A viagem inclui alunos que participaram da modalidade de Ensino Médio Internacional, e da modalidade Formação Profissional.
Teresa Lisieux Medeiros, mãe da estudante Maria Isa da ECIT Antônio Coelho Dantas, em Nova Palmeira, revelou a alegria e a emoção de receber a filha de volta após três meses de saudades. “É uma emoção muito grande. Minha filha é autista e esta experiência está sendo transformadora para ela. Esses três meses foram de muito orgulho e muita preocupação, mas com a certeza de que o Conexão Mundo vai mudar a vida da minha filha. Ela entrou na Rede Estadual de Ensino pensando neste programa e hoje ela conseguiu. Isso mostra que ela é capaz de tudo!”, comentou emocionada.
Após receber o abraço apertado da mãe, Maria Isa fez um balanço dos três meses de intercâmbio. “O Conexão Mundo é um sonho para mim, desde que eu era criança. Esta experiência me ajudou em diversos aspectos: na minha independência, de fazer coisas sozinha, sem precisar da ajuda de ninguém; também me ajudou a fazer amizades novas porque lá eu não tinha muitos amigos; também foi uma oportunidade para melhorar meu inglês. Eu me diverti bastante com tudo que eu vi lá e foi uma experiência incrível”, disse a estudantes.
Davi Gomes, estudante da ECIT Doutor Elpídio de Almeida, em Campina Grande, também desembarcou nesta segunda (2) após três meses no País de Gales. Para Davi, sua vida nunca mais será a mesma. “A experiência foi incrível, vivi coisas que vou levar comigo o resto da minha vida, melhorei muito meu inglês, e eu acho que o Conexão Mundo vai abrir muitas portas para mim ainda”, concluiu o estudante.
Conexão Mundo - Em janeiro de 2025, mais 100 estudantes irão embarcar para China e para o Reino Unido, para os intercâmbios na modalidade Curso de Idiomas. Inserido nas políticas públicas educacionais, conforme as Leis nº 10.613/2015 e 11.655/2020, o programa visa a promoção da cooperação internacional, formação qualificada e estratégica, e desenvolvimento científico e tecnológico na Paraíba. Lançado em 2021, o projeto objetiva ainda o desenvolvimento de competências colaborativas, ampliação do repertório cultural dos estudantes, incentivo à formação profissional internacional, a formação em língua estrangeira, e a construção de redes de compartilhamento de boas práticas educacionais.