Tocantins
12.11.2019Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebeu na tarde desta segunda-feira, 11, os estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, para certifica-los com menção honrosa pela conquista no festival “Você na tela”, promovido pela Fundação Cultural de Palmas e parceiros.
Participaram da reunião profissionais da área de arte e cultura como técnico em audiovisual, roteiristas, atores, diretores, produtores culturais, dentre outros.
Os estudantes conquistaram classificação na categoria Jovem Realizador com dois filmes ‘Violência contra a mulher’ e ‘Racismo’. Os temas abordados foram violência contra a mulher, valores, preconceito, racismo, suicídio, morte e corrupção.
Os estudantes conquistaram o prêmio especial que será a regravação profissional dos filmes pelos melhores produtores de Palmas, com isso, podendo concorrer a outros festivais nacionais e internacionais.
Durante as trocas de experiências e debates, os filmes foram exibidos no momento cinema promovido pela Secretaria de Educação, onde o público comeu pipoca e tomou refrigerante.
Para Carla Ramos Corado, componente do grupo que produziu o filme "Violência contra mulher", o assunto deve ser debatido. “O nosso grupo de trabalho é composto com a maioria feminina. É preciso encarar o problema com mais seriedade para com todas as mulheres. Esse assunto muitas vezes é ignorado, e as pessoas só percebem quando ocorre com pessoas da própria família”, destacou.
Segundo Lâmides Shellda Gomes Vieira, componente do grupo classificado com o filme “Racismo”, este passa muitas vezes sem que seja percebido. “É uma questão que está presente no meio social, mesmo de forma implícita. Ele é cometido até a partir de um olhar, sendo de forma velada, incapacitando sua comprovação”, comentou.
Nival Correia, produtor cultural, comenta que “o festival incentiva o desenvolvimento cultural a partir do trabalho feito com as crianças. Isso pode tornar as crianças mais aptas para uma convivência mais humana na relação com seus semelhantes. Mesmo porque a arte abrange diversos aspectos da vida, incluindo muitas formas de solução de problemas”, ponderou.
Cláudia Rezende Monteiro, orientadora dos estudantes na produção dos vídeos, ressalta o envolvimento deles com o trabalho. “Foi um trabalho muito grato, realizado de forma simples, apenas com aparelho celular, tudo feito pelos alunos. Considero que o mérito é dos estudantes que desenvolveram a temática ética, onde todos trabalham muito bem”, destacou.
Para Adolfo Bezerra de Meneses, diretor Regional de Educação de Palmas, os estudantes são capazes de produzir. “É uma sensação muito boa perceber a potencialidade desses estudantes. Percebe-se que quando se incentiva, o sucesso é garantido. Só tenho a agradecer o emprenho de todos, para a produção dos vídeos”, disse.
De acordo com Adriana da Costa Pereira Aguiar, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, o prêmio representa uma provocação para a aprendizagem. “Temos uma equipe com determinação e compromisso voltados para o desenvolvimento dos estudantes, onde as ações são planejadas e direcionadas para a sala de aula, em transformação dos espaços de aprendizagem. Tratamos de política cultural, de valorização do trabalho de todos. Tudo que foi realizado dependeu de pesquisas de quem acredita na escola”, finalizou.
As premiações
Melhor filme de escola na categoria Jovem Realizador: Violência contra a mulher. Prêmio especial do Júri da crítica: Violência contra a mulher, portanto este filme ganhou dois troféus. Já o filme Racismo ganhou o prêmio especial das produtoras.
Todos os estudantes premiados receberam menção honrosa e vouches, para oficina de interpretação e consciência corporal.
O 'Você na Tela' é uma realização da Fundação Cultural de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Escola de Saúde Pública, Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Spatium Produtora e recursos da emenda parlamentar nº 20190034, destinada pelo vereador Gerson Alves.