Estudantes do Colégio Estadual Alfredo Nasser realizam ações de combate às queimadas em Porto Alegre do Tocantins

Tocantins

02.09.2024

Em um esforço para enfrentar o crescente número de focos de incêndios que ameaçam o meio ambiente e a saúde pública em Porto Alegre do Tocantins, o Colégio Estadual Alfredo Nasser deu início nesta segunda-feira, 2, ao projeto “Queimada é Crime. Respeite a Vida!”. A iniciativa, liderada por educadores e estudantes do 6° e 7 ° anos do Ensino Fundamental, tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre os perigos das queimadas e promover ações de prevenção.

As atividades do projeto por meio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias continuarão durante todo o período de seca, quando o risco de incêndios aumenta significativamente. Com o apoio da bióloga e analista de comunidade, Raquel Macedo, e do bombeiro civil Carvalho, os estudantes receberam instruções sobre como identificar, prevenir e combater incêndios, bem como suas consequências para o ecossistema.

Durante as palestras, Raquel Macedo destacou o impacto das queimadas na biodiversidade e na qualidade do ar, além de explicar o uso correto de extintores de incêndio.  O bombeiro civil Carvalho esclareceu a diferença entre fogo controlado e incêndio, ressaltando que incêndios podem causar destruição em larga escala.

Além das palestras, os estudantes também produziram e distribuíram folders informativos para a comunidade, alertando sobre os perigos das queimadas e as práticas corretas para evitá-las. 

A professora de Biologia e coordenadora da área de Ciências da Natureza, Silvana de Sousa Ferreira, destacou a importância do projeto. "Nosso papel como educadores é sensibilizar tanto os estudantes quanto a comunidade sobre os riscos das queimadas. Elas não só destroem o meio ambiente, mas também colocam em risco a saúde pública, contribuindo para problemas respiratórios e para o agravamento do aquecimento global. Precisamos promover  o respeito à natureza e incentivar práticas sustentáveis que substituam o uso do fogo na agricultura e no manejo de terras”, pontuou.

Além das palestras, os estudantes também produziram e distribuíram folders informativos para a comunidade, alertando sobre os perigos das queimadas e as práticas corretas para evitá-las. 

O estudante do 7° ano, Fábio Mateus, compartilhou sua experiência e comentou a importância do evento. “Gostei muito dessas ações, porque por meio dessas campanhas educativas, palestras e atividades em sala de aula, podemos entender a importância de preservar o nosso meio ambiente e agir para protegê-lo. A mudança começa com a educação, construindo um mundo mais saudável e sustentável para as próximas gerações”, afirmou.

Para a coordenadora pedagógica, Neri Márcia Rosa Araújo Santos, é importante integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar. "A conscientização dos nossos alunos sobre os efeitos das queimadas é fundamental. Os estudantes tiveram a oportunidade de presenciar simulações do uso dos extintores e formas adequadas de usá-los As palestras proporcionaram um conhecimento muito rico, que eles poderão levar para suas famílias e para a comunidade, ajudando a prevenir queimadas e a preservar o meio ambiente”, concluiu.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Anne Deise/Governo do Tocantins