Estudantes do Colégio Dr. Abner Araújo Pacini conhecem a história do Tênis de Mesa em oficina sobre materiais utilizados nessa modalidade esportiva

Tocantins

20.09.2024

Os estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, recebem mais uma modalidade esportiva: o tênis de mesa. Para engajar os estudantes, a unidade escolar promoveu, nos dias 18 e 19, uma oficina sobre a história do esporte e a confecção de alguns materiais utilizados nesta modalidade.

A ação, além de promover a prática do tênis de mesa entre os estudantes, incentiva a valorização do trabalho em equipe, fomenta a criatividade e a sustentabilidade, haja vista a confecção de material próprio, em um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, o que estimula o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais.

O professor de Educação Física, Leandro Barros dos Santos, em acordo com os estudantes, realizou a oficina voltada para a história do tênis de mesa e a importância dos equipamentos adequados utilizados na execução do jogo de tênis de mesa. Durante a oficina, os estudantes tiveram a oportunidade para confeccionar raquetes personalizadas, que foram doadas a parceiros da unidade escolar.

Na modalidade, a mesa como um dos instrumentos essenciais, foi construída, por meio de um esforço colaborativo. Em seguida, os estudantes realizaram uma demonstração de tênis de mesa, consolidando o aprendizado e celebrando a nova modalidade esportiva na escola.

O professor Leandro Barros dos Santos comenta sobre a oficina. “A ideia de confeccionar as raquetes e a mesa não apenas proporciona uma experiência de aprender fazendo, mas também permite que os estudantes se sintam parte do processo. O entusiasmo deles em relação ao tênis de mesa é gratificante e mostra que estamos no caminho certo no incentivo dessa prática esportiva na escola”, destacou o professor Leandro Barros.

A diretora da escola, Marizete Cardoso de Souza Freitas, comenta sobre o interesse dos estudantes em participarem da ação. “A oficina fortaleceu o espírito de equipe e também mostrou a criatividade dos estudantes. Essa modalidade está promovendo um ambiente mais dinâmico na escola. Incentivar atividades esportivas é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, e essa ação é um exemplo de como fazer isso de maneira inovadora e divertida”, pontuou a diretora Marizete Cardoso.

O estudante Eduardo Teles de Oliveira, da 1ª série do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração, falou que se sente mais pertencente ao time da escola. “O tênis de mesa se tornou uma grande paixão, e a oportunidade de confeccionar meus próprios materiais me fez sentir ainda mais parte do time. Estou animado para continuar praticando e me aperfeiçoando junto aos meus colegas”, concluiu Eduardo.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins