Estudantes do Colégio Doutor Pedro Ludovico Teixeira participam de visita técnica no Instituto Federal de Educação de Porto Nacional

Tocantins

24.05.2023

Os estudantes da 1ª e da 3ª série do ensino médio, do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, do município de Porto Nacional, participaram de uma visita técnica no Instituto Federal de Educação (IFTO) de Porto Nacional, na tarde de terça-feira, 23. A ação faz parte da comissão do Processo Seletivo de estudantes para ingresso em cursos do Instituto Federal, tanto de cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio, como de cursos superiores.

Acompanhados pelos professores Maria Elena Moura de Oliveira, que ministra a eletiva “A influência das propagandas ao consumismo”; Aldo Douglas Soares Barbosa, que ministra a eletiva “Fica esperto”; e pela orientadora educacional Keila Maria Carvalho da Silva, os estudantes conheceram vários espaços no IFTO.

Os membros do Grêmio Estudantil participaram da ação, intitulada aula campo, que teve como objetivo principal apresentar novas perspectivas sobre o funcionamento da Instituição de Ensino Federal, e com isso reforçar o desenvolvimento do protagonismo juvenil nos estudantes.

O coordenador do curso Tecnólogo em Logística do IFTO, professor Rafael Correia Miranda, apresentou os departamentos da instituição utilizados para a aplicação de projetos e desenvolvimento de atividades práticas de ensino, aprendizagem e pesquisa. Para o coordenador, é fundamental que a comunidade local conheça o trabalho desenvolvido pela instituição. “São estudantes da rede estadual, que futuramente poderão fazer parte da rede federal, já que aqui é ofertado ensino superior também. Outro ponto importante é que o público conheça os cursos ofertados na rede federal em Porto, e escolha uma futura profissão, de acordo com seu interesse”, destacou.

Os estudantes do Colégio Pedro Ludovico Teixeira visitaram o câmpus por completo como o bloco da gestão; o complexo esportivo, que são o campo de futsal, a quadra de voleibol e o ginásio de esportes; outro momento importante foi quando os estudantes adentraram os laboratórios de biologia, informática, física. A finalização da visita técnica ocorreu no auditório, quando foi exibido um curta-metragem produzido pelos estudantes do IFTO.

Para a estudante da 1ª série do ensino médio, do Pedro Ludovico, Cecília Cirqueira, que é membro do Grêmio Estudantil, a ação foi gratificante. “Os espaços são muito bons, a disponibilização de cursos de ótima qualidade nos possibilita realizar sonhos e alcançar objetivos com o ingresso em um curso técnico ou superior. Tudo é muito agradável, como salas de aula, quadras, auditórios, laboratórios, além de ótimos profissionais”, pontuou a estudante.

Segundo a professora Maria Elena Moura de Oliveira, a atividade foi relevante. “Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes opções de cursos. Além da palestra com a equipe responsável pela divulgação do vestibular, eles ainda visitaram os laboratórios e assistiram a um filme de curta-metragem produzido pelos estudantes do IFTO, fato que deixou os alunos empolgados”, finalizou.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins