Estudantes do Colégio Cristo Rei de Pedro Afonso participam de visita técnica na Capital

Tocantins

25.08.2023

O Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, realizou nesta sexta-feira, 25, uma visita técnica a Palmas. A ação envolveu mais de 60 estudantes e teve como tema “Descobrindo Palmas: Sementes do Cerrado e Vozes da Juventude para um Futuro Sustentável e Participativo”, que faz parte da disciplina eletiva “Trilhas de aprofundamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.

O principal objetivo da ação é proporcionar aos estudantes um conhecimento interdisciplinar que traga conhecimento sobre a capital do Estado nos aspectos históricos, culturais, políticos, voltados para um mundo sustentável. Para tanto, o roteiro foi pensado e elaborado, após discussão entre os participantes.

Os espaços visitados foram: Parque Cesamar, para exploração da biodiversidade e sustentabilidade local; Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde tiveram café da manhã e exploração histórico-cultural; Museu Histórico do Tocantins, com uma visita guiada para explorar a história local e o protagonismo dos jovens no passado; Praça dos Girassóis, para explorar a diversidade de plantas típicas do bioma do cerrado, símbolos e monumentos históricos e reflexão sobre a importância da praça como espaço de manifestação e mobilização social; Assembleia Legislativa Palácio Deputado João D'Abreu, onde participaram de um lanche e de uma conversa com representantes legislativos sobre o papel da juventude na política; Visita Bônus Shopping Capim Dourado, para conhecer um pouco do comércio da capital.

De forma descontraída e compromissada, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências estéticas diretas ao conhecerem a história de criação do Tocantins. Na oportunidade, fizeram perguntas, fotografaram espaços e fizeram anotações. Tudo isso com o objetivo de aumentar seus repertórios de conhecimento, uma vivência ímpar, com aulas fora dos muros escolares.

A estudante Thayane Aires, da 3ª série do ensino médio do Colégio Cristo Rei, conta que está surpresa com tudo que está vendo. “É a primeira vez que venho a Palmas. Tenho 17 anos e irei prestar vestibular neste ano para estudar na capital. A viagem está sendo de extrema importância para o conhecimento detalhado de nosso Estado”, pontuou.

A estudante Isabely Menchik Ferreira, da 2ª série do ensino médio, destacou a riqueza do evento. “Essa viagem está me fazendo adquirir novos conhecimentos sobre a História do Tocantins, desde a formação do Estado e da sociedade, conhecendo novos lugares, objetos históricos e a cultura, ajudando no meu aprendizado e entendimento de uma maneira mais interativa”, destacou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins