Estudantes do Colégio Agropecuário de Almas participam de curso sobre piscicultura

Tocantins

09.11.2022

Com o objetivo de capacitar os estudantes sobre as atividades da piscicultura em viveiros escavados, a equipe do Colégio Agropecuário de Almas promove curso com a temática "Piscicultura em tanque escavado". A formação começou nesta terça-feira, 08, e segue até esta quinta-feira, 10. A iniciativa realizada na escola é fruto de um termo de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, por meio da unidade de ensino, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). 

O curso trata das diversas atividades em viveiros escavados, desde a construção dos tanques até a produção de peixe, em observância ao clima, restrições ambientais, infraestrutura básica, mão de obra, insumos e serviços, topografia, tipos de solo, qualidade e disponibilidade de água, aliando conhecimento teórico e prática experimental.

De acordo com a diretora da unidade, Marizete Cardoso de Souza Freitas, foram selecionados 10 estudantes das terceiras séries do colégio para participarem do curso como replicadores. “A melhor parte desta ação é que alguns alunos dos cursos profissionalizantes da escola estão aplicando na prática todo esse conhecimento teórico que estão adquirindo em sala de aula com a implantação do viveiro escavado que será mais uma Unidade Demonstrativa dessa instituição, sendo uma conquista para a melhoria e avanço da qualidade do ensino ofertado”, ressaltou.

Segundo o coordenador dos cursos técnicos do Colégio e zootecnista, Arialdo Castro, a ação agregará conhecimento ao currículo acadêmico dos alunos, além de deixar como legado a unidade demonstrativa no âmbito da unidade escolar. "Com essa unidade os alunos poderão sedimentar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, melhorando o processo de ensino aprendizagem, o que os tornarão profissionais capacitados a multiplicar essa técnica na região, onde a atividade é bastante difundida", afirmou o professor.

O estudante Luiz Winícius, da segunda série do curso técnico em Agropecuária, falou da experiência. "É muito enriquecedor para nosso currículo. De uma vez só colocamos em prática conhecimentos de topografia, piscicultura, solos e fertilidade, nutrição animal e matemática, que certamente usaremos como profissionais", elencou.

Além dos conhecimentos adquiridos, outra vantagem da iniciativa pedagógica é que a unidade sediará o dia de campo da piscicultura, que acontece durante a tradicional Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), realizada no campus do colégio.

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins