Estudantes do Colégio Agrícola de Almas aprendem cidadania em visita à Assembleia Legislativa do Tocantins

Tocantins

12.06.2024

Com o objetivo de conhecer como funciona o poder legislativo, 40 estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas participaram de uma visita à Assembleia Legislativa do Tocantins, na terça-feira, 11. A visita faz parte do projeto “Pé na Estrada, em busca do conhecimento”. 

Os estudantes são da turma da 1ª série do ensino médio. E durante a visita, os jovens compreenderam o processo de criação, discussão e aprovação das leis, e com isso, aumentou o interesse pelos assuntos relacionados ao legislativo, executivo e ao exercício da cidadania. 

A estudante Gisseli Cardoso Crisóstomo falou da importância dessa atividade. “Eu gostei de aprender sobre as leis e de saber como funciona a casa legislativa. São aprendizagens que vão me ajudar a exercer o meu direito de cidadã, de votar com mais consciência e de ter ideia de como funcionam os trabalhos realizados em órgãos públicos”, frisou.

O aluno Luis Fernando de Oliveira Neto também ressaltou o valor da visita. “Eu gostei muito dessa aula, foi importante conhecer de perto como atua o poder legislativo e ter uma noção do trabalho dos deputados”, comentou. 

A professora de Língua Portuguesa, Espanhola e Eletivas, Lívia Oliveira Ribeiro Santos, explicou os objetivos da ação. A visita à Assembleia Legislativa permitiu uma aprendizagem prática e imersiva, complementando os conceitos teóricos. “Ao vivenciar o ambiente onde as leis são debatidas, propostas e aprovadas, esperamos despertar um interesse maior e duradouro nos estudantes em relação aos processos políticos e judiciais.”, explicou.

Por meio do projeto, os estudantes compreenderam como surge uma lei, quem participa de sua elaboração e como acontece a aprovação. Antes da visita, os alunos pesquisaram sobre o processo de criação das leis na história da humanidade, sobre as constituições brasileiras, observando as esferas federal, estadual e municipal.

A professora Lívia contou que os estudantes também visitaram a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Dianópolis, com o objetivo de conhecer como funciona o curso de Direito. 

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins