Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Irecê participam de oficinas voltadas à preparação para as provas do ENEM

Bahia

16.05.2022

Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Irecê, unidade da Secretaria da Educação do Estado (SEC), estão envolvidos com uma série de oficinas focadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que está com inscrições abertas até o próximo sábado (21). A ação, que envolve diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Língua Portuguesa e Geografia, de forma interdisciplinar, visa dar um suporte aos estudos dos alunos que vão fazer as provas do exame, nos dias 13 e 20 de novembro. As oficinas estão organizadas de forma híbrida. Ou seja, parte dos estudantes assistem às aulas de forma presencial e outra parte, no caso os que moram em municípios mais distantes, participam em formato on-line.

>> Faça aqui sua inscrição para o ENEM

Atualmente, o CJCC de Irecê realiza quatro oficinas voltadas ao ENEM. Uma das mais concorridas se chama "Foco no ENEM", que visa contribuir com os estudantes que desejam ampliar o conhecimento na área de Humanas, trabalhando temas diversos que podem ser cobrados no exame. "O curso traz atualizações e conhecimentos gerais sobre assuntos como globalização e política internacional; ciência e tecnologia; políticas públicas e sócio diversidade; ecologia e responsabilidade social; cultura, arte e comunicação; e relações de trabalho e de cidadania", destaca o diretor do CJCC de Irecê, Manoel Dourado.

O CJCC também oferece as oficinas “Dois e 2”, que aborda conhecimentos de Matemática e de Língua Portuguesa; “Imagemnamente”, que tem como proposta criar condições para que o estudante possa analisar e interpretar as imagens utilizadas como suporte nas avaliações; e “Geo no ENEM”, que traz conhecimentos de Geografia que podem ser cobrados no exame.

O diretor da unidade escolar reforça que as oficinas do CJCC buscam incrementar os estudos para o ENEM. “A nossa iniciativa conta com uma assídua participação dos alunos, que têm uma oportunidade a mais para obter mais conhecimentos, por exemplo, em Matemática e Língua Portuguesa com a oficina 'Dois e 2'. Já em ‘Imagemnamente’, o aluno pode estudar a leitura de imagens, afinal as provas atuais do ENEM vêm acompanhadas de mapas, gráficos”.

Evellyn Vilela, 15, do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP), que é aluna do CJCC há dois anos, fala sobre o efeito das oficinas nos seus estudos preparatórios para o ENEM. “Gosto bastante do CJCC. Minha rotina é corrida para conseguir estudar sozinha para o exame e o Centro Juvenil vem me ajudando bastante nesse processo. Tenho aprendido bastante, principalmente na oficina 'Foco no ENEM'. A proposta das lives, realizadas em parceria com outros professores, nos ajuda muito a arrumar a nossa rotina de estudos”.