Piaui
11.07.2025Os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Severiano Sousa, de Teresina, participaram, nesta sexta-feira (11), de uma jornada de descobertas culturais e educativas pelo município de Pedro II, como parte do Projeto Turismo Escolar, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur).
O roteiro incluiu visitas à Pinacoteca Marechal das Artes, ao Shopping do Artesão, ao Centro de Exposição e Venda de Joias em Opala, à tradicional Tecelagem Artesanal e a um passeio pelo Casario e Monumentos Históricos da cidade. A programação foi finalizada com subida ao Mirante do Gritador, que presenteia os visitantes com uma vista deslumbrante da serra a mais de 700 metros de altitude.
Mais do que uma excursão, o projeto transforma espaços históricos e naturais do estado em ferramentas de aprendizagem ativa, integrando conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Biologia, Artes e Cidadania. A proposta também fortalece o sentimento de pertencimento e valoriza a identidade cultural do povo piauiense.
Estudante do CETI, Marcos Vinicius Gomes Campelo, contou que a viagem foi enriquecedora. “Viemos para Pedro II e conhecemos muitos lugares interessantes, incluindo um ponto bem alto com uma vista incrível. É uma experiência excelente para todos os Estudantes”, contou.
Já a Estudante Gabriely Pinheiro, da 1ª série do Ensino Médio, destacou a importância cultural da iniciativa: “A experiência está sendo muito boa, principalmente pela interação entre os alunos e pela riqueza cultural. Vimos muitas obras de arte e atrações que nos ajudam a conhecer melhor o Nordeste e o nosso estado. Achei muito importante e divertido e espero que se repita mais vezes”, disse.
O Projeto Turismo Escolar é uma das iniciativas educacionais de maior impacto social desenvolvidas pela Seduc. Em 2025, deve alcançar 1.500 Estudantes da Rede Estadual, mais que o dobro da edição anterior.