Estudantes do Ceti Pinheiro Machado se preparam para a Mostra Brasileira de Foguetes

Piaui

17.05.2023

Com a data limite para o lançamento de foguetes pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) se aproximando, estudantes da Rede Estadual de Ensino têm se empenhado nos últimos dias na construção e nos lançamentos testes de foguetes para a competição. A data limite para o lançamento é até a próxima sexta-feira (19), quando as escolas serão classificadas para participar da competição nacional que ocorre anualmente no Rio de Janeiro.

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, foi campeão por 3 vezes na MOBFOG, chegando a participar da etapa nacional e alcançando medalhas e troféus. De acordo com a diretora da escola, Rejane Coelho, os estudantes já iniciaram o lançamento de foguetes e estão se preparando para alcançar a etapa nacional. “Participamos desse projeto há mais de 5 anos. Além de ser muito importante para a aprendizagem, os alunos se sentem muito valorizados e estimulados a participar. Na primeira etapa, estão participando 18 alunos e serão escolhidos 9 para viajar para o Rio. Os testes estão acontecendo semanalmente, pois precisam ser atualizados e ver os defeitos que precisam ser solucionados para o arremesso, que deve ser mais de 150 metros”, detalha a gestora.

A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional sob a supervisão de um professor orientador.

O estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Maycon Natannael Moraes, explica que os experimentos de foguetes são realizados a base de garrafas pet e solução de bicarbonato com vinagre. “A reação que acontece no foguete é quando o vinagre entra em contato com o bicarbonato de sódio e acontece uma reação em que ele vai produzir CO2, água e sal. Acho muito importante desenvolver esse projeto na escola porque nos incentiva a pesquisar mais sobre astronomia e astronáutica e a buscar mais conhecimento na área de Matemática, Física e Química”, afirma o aluno.

Franklin Rinaldo, coordenador de Olimpíadas da Seduc, destaca que o processo de classificação para a etapa nacional já está ocorrendo. “Os alunos das escolas que se inscreveram já estão lançando seus foguetes e o professor representante está colhendo os dados para enviar para a coordenação nacional da MOBFOG. A prova da OBA será aplicada nas escolas no dia 19 de maio”, reforça.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, pontuou a importância de alinhar as práticas e saberes que compõem a rotina de aprendizado das escolas. “Entendemos que o modelo pedagógico das escolas vai além da jornada das disciplinas básicas. Nas escolas de tempo integral, por exemplo, há um investimento no estudo orientado pelos professores, preparação para olimpíadas, recomposição de aprendizagem, o lazer e a cultura, então, são diversas atividades que fixam os alunos nas escolas e melhoram os resultados de desempenho e aprendizagem”, afirmou.


Mostra Brasileira de Foguetes

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A competição consta de duas fases, na primeira os alunos devem gravar um vídeo apresentando a equipe, seu foguete e por fim o lançamento deste. Depois, devem mandar para a organização esse arquivo junto com as especificações do alcance obtido. As melhores 200 equipes, então, são selecionadas para a segunda fase da competição, a Jornada de Foguetes, desta vez presencial, onde os alunos devem viajar à sede do evento e lá realizar outra série de lançamentos. A premiação feita após a primeira fase da competição distribui medalhas de ouro, prata e bronze para as equipes. Já os classificados para a segunda fase concorrem à troféus.