Estudantes do CETI Paulo Freire irão contar com turma especial de preparação para o programa Seduckathon

Piaui

05.01.2024

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral Paulo Freire, localizado no município de Guaribas, irão contar com uma turma especial para se prepararem para o Seduckathon. A competição de programação irá envolver os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), regularmente matriculados nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, com o objetivo de selecionar alunos e professores para um intercâmbio internacional.

A turma será ministrada pelo professor do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial da escola, Eraques Alves, e será destinada aos estudantes de 15 a 17 anos, que irão fazer a 2ª Série do Ensino Médio. As aulas serão diárias e contarão com um cronograma remoto e presencial na escola.

Nas aulas serão abordados assuntos que já foram estudados em disciplinas anteriores, novos assuntos com videoaulas, textos e aulas práticas no laboratório de informática da escola, além de simulados com questões relacionadas aos assuntos que serão abordados na prova objetiva do processo de seleção do projeto.

“Esse projeto é muito importante por ser uma oportunidade única para os estudantes, que nunca imaginaram participar de um projeto com essa magnitude e expressão. Isso irá proporcionar maiores oportunidades no mercado de trabalho e uma melhor qualidade de vida para os jovens estudantes e seus familiares”, afirma o professor Eraques Alves.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância desse programa inédito desenvolvido pela Seduc. “Essa é mais uma novidade que nós estamos implementando nesse ano de 2024 para os nossos estudantes. Um intercâmbio de 20 estudantes e 4 professores para a melhor escola técnica voltada para essa área de Programação e Tecnologia da Informação dos Estados Unidos. Para isso nós iremos fazer um processo seletivo. A primeira fase acontece no dia 19 de fevereiro e consiste em uma prova objetiva de 60 questões. A segunda fase é a apresentação do projeto de programação, voltado para resolver desafios da própria escola. A terceira fase é a análise desses projetos e ao fim nós teremos uma competição entre os 10 melhores projetos. Os classificados também irão ter uma preparação de língua inglesa para poderem ir para os Estados Unidos entre setembro e outubro”, explica o gestor.

As inscrições para a primeira edição do Seduckathon podem ser efetivadas até o dia 9 de fevereiro por meio do endereço: seduc.pi.gov.br/seduckathon.