Estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito visitam o Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe

Sergipe

09.05.2023

Uma representação de 20 alunos e professores pesquisadores do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, de Canindé do São Francisco, participou na manhã da última sexta-feira, 5, de um intercâmbio científico e tecnológico com o quadro de pesquisadores do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). O evento integra a programação comemorativa referente ao centenário do terceiro mais antigo instituto de pesquisa e tecnologia do país.

De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, esse encontro entre jovens e experientes pesquisadores de Sergipe teve como objetivo promover a cultura de pesquisa científica entre os estudantes que cursam o Ensino Médio, na rede estadual de ensino. “O Juvêncio tem desenvolvido atividades científicas relevantes, inclusive sendo reconhecido nacionalmente. Já o ITPS, desde 1923, é provedor de estratégias técnico-científicas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Nessa visita aos nossos laboratórios e em conversas com os nossos pesquisadores, esperamos que vocês, jovens pesquisadores, possam respirar ciência e ampliar seus conhecimentos ”, enfatizou.

Para a professora de química Lark Soany Santos, realizar a visita aos laboratórios e conversar com os pesquisadores do ITPS é de extrema importância para que os alunos possam avançar em suas pesquisas. “Nós já queríamos ter vindo em 2020, mas com a pandemia tivemos que adiar a visita. Portanto, vir neste momento amplia nossos horizontes e aumenta nossas possibilidades. A gente tem feito muita coisa boa na escola, mas tem um momento que barra por falta de equipamentos mais sofisticados. Então, a gente precisa desse apoio do ITPS para desenvolver pesquisas com metodologias e análises mais elaboradas e, assim, aumentar o potencial dos nossos projetos”.  

A diretora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Danielle Guimarães, aproveitou a ocasião para enfatizar que existem duas formas de financiar pesquisa nas escolas da rede estadual de ensino. “A Seduc tem aberto editais para o Programa Pesquisa na Escola e o Profin Projetos. Os dois editais são destinados ao fomento de pesquisa científica na escola. Além disso, entendemos que outro caminho para estimular o interesse dos jovens é por meio da oferta de bolsas de estudos. Neste sentido, a Seduc e a Fapitec-SE têm reforçado acordos para manter essa parceria”, disse.

A coordenadora executiva da Fapitec-SE, Stefani Dias, reforçou a importância de se fomentar políticas públicas que estimulem e financiem a realização da ciência, da tecnologia e da inovação em Sergipe. “Estamos trabalhando para reforçar parcerias já existentes e estabelecer novas parcerias junto à Seduc e ao IPTS, financiando projetos de pesquisa que contribuem com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado”, concluiu.