Estudantes do CEM Castelo Branco de Araguaína participam de Projeto de Sustentabilidade com foco na importância do consumo consciente para preservação do meio ambiente

Tocantins

07.10.2022

Alcione Luz/Governo do Tocantins 

Com o objetivo de proporcionar momentos de estudos relacionados às boas práticas e a importância do consumo consciente para preservação do meio ambiente, o Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Araguaína, desenvolveu neste segundo semestre do ano letivo, o Projeto Integrador, com o tema: Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? Participaram das atividades 93 alunos das primeiras séries do Ensino Médio. 

Durante a iniciativa pedagógica, coordenada pelas professoras Andreia de Sousa Neves e Soniamar Saraiva Oliveira, os alunos estudaram sobre os pilares da sustentabilidade, que refletem nos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas para desenvolvimento sustentável, como também leitura de textos e debates com exemplos de atitudes sustentáveis e o trabalho de artistas plásticos como o brasileiro Vik Muniz e o francês Bernard Pras, que utilizam sucatas na produção de obras de arte, ampliando o repertório e os conhecimentos sobre o tema. 

Para culminância do projeto, foram desenvolvidas tarefas e atividades relacionadas à criação da Feira de Trocas, cujo objetivo foi permitir aos estudantes a realização de troca direta de itens diversos, como roupas, calçados, bijuterias, bolsas, dentre outros acessórios. As trocas das peças foram feitas entre as mercadorias levadas pelos alunos, sem custo de dinheiro. E as peças que sobraram foram doadas a comunidades carentes. 

A realização da feira, além de estimular ações positivas dos participantes relacionadas a práticas sustentáveis, oportunizou o exercício do protagonismo juvenil e a transformação da realidade, colaborando para um mundo melhor e mais saudável.

Comunidade escolar

A estudante Alexia Shayla Silva destacou a importância da ação como fator de aprendizagem. “Fizemos atividades em sala, pesquisas e finalizamos com uma feira de troca que nos deu ainda mais conhecimento sobre o quanto é importante o consumo consciente e a preservação da natureza”, afirmou.

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Andreia de Sousa Neves, o projeto foi enriquecedor e agregou novos valores. “Nosso projeto integrador trouxe um tema de suma importância visando ampliar os conhecimentos e as mais diversas manifestações da juventude em seu papel de protagonistas, conscientizando os alunos sobre as questões relacionadas ao consumo consciente e à preservação do meio ambiente. Pudemos trabalhar habilidades e competências que nos permitiram transcorrer e articular por diversas áreas do conhecimento”, frisou. 

 De acordo com a diretora da unidade escolar Carla Milhomem, o projeto faz parte da área de linguagem e suas tecnologias e atendeu toda a comunidade escolar. “Pude observar o envolvimento bastante ativo dos estudantes tanto nos estudos de pesquisa, rodas de debate, ilustrações e interpretações como também na culminância com a feira de trocas, atividades enriquecedoras para as boas práticas em seu protagonismo juvenil”, ressaltou.