Tocantins
05.11.2024O 10º Congresso Científico da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg Gurupi + Tech) foi palco de uma grande celebração da ciência e inovação no sul do Estado. Entre os destaques da edição deste ano, estão os estudantes do CEM de Bom Jesus, de Gurupi que foram premiados com os seus projetos.
O evento que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro destacou-se pela qualidade das pesquisas e pela dedicação dos estudantes que apresentaram trabalhos inovadores nas áreas de Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes.
Os premiados receberam troféus e certificados por divulgar e valorizar a cultura do povo Javaé. As pesquisas que originaram os projetos premiados são da disciplina Eletiva, em que os trabalhos apresentados foram no formato de banner.
A estudante Amanda Borges Sales, da 3ª série do Ensino Médio, obteve o 1º lugar na área de Ciências Biológicas com seu trabalho realizado com crianças do Ensino Fundamental, na Escola Indígena Watakuri, localizada na Aldeia Boa Esperança. O destaque da dinâmica foi a demonstração do comportamento do Baiacu, um peixe que se defende ao se inflar quando é ameaçado. A estudante contou sobre a experiência de participar e a emoção de conquistar este prêmio.
“Estou nesse projeto há três anos, e todas as experiências são diferentes a cada vez que visitamos as comunidades. Nessa última visita todos se divertiram com a experiência e aprenderam a importância de conhecer uma espécie que não existe na bacia hidrográfica daquele povo. Quando soube que ganhei, quase não acreditei, mas ao mesmo tempo senti que meu esforço e do professor Valterlan Araújo valeram a pena”, relatou.
Já nas áreas de Linguística, Letras e Artes, duas alunas do 1º ano do Ensino Médio, Karla Marylice Pereira dos Anjos e Ellen Cristina Pereira Aguiar, ficaram com o 2º e 3º lugares, respectivamente. Os trabalhos de Karla e Ellen abordaram aspectos da linguagem e literatura regional, com enfoque na preservação da identidade cultural e na importância da comunicação como ferramenta para o fortalecimento das comunidades indígenas. Ambos os projetos trouxeram reflexões sobre como a arte e a linguagem são instrumentos para o desenvolvimento social e cultural do povo indígena Javaé.
O projeto coordenado pelo professor Valterlan Araújo destaca a importância de incentivar a pesquisa científica já no Ensino Médio, proporcionando aos alunos uma visão prática e aplicável da ciência, além de despertar a curiosidade e o espírito investigativo.
“É uma grande satisfação poder, de alguma forma, estar incentivando os nossos estudantes a, desde o Ensino Médio, se engajarem no desenvolvimento da pesquisa científica. Eles têm se mostrado extremamente dedicados e comprometidos com seus trabalhos. Isso é um reflexo do esforço e da vontade de aprender mais sobre o mundo ao nosso redor", afirmou o professor Valterlan Araújo.
Sobre o Congresso
O 10º Sicteg Gurupi + Tech é um evento que além de proporcionar um espaço para a apresentação e reconhecimento das pesquisas científicas, também reforça a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da região. A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento entre estudantes e profissionais, incentivando a construção de um futuro mais inovador e sustentável.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins