Mato Grosso do Sul
19.12.2022Nos dias 13 a 21 de dezembro, no saguão da Secretaria de Estado de Educação (SED), no Parque dos Poderes, estarão expostas as telas coletivas das crianças do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad, carinhosamente conhecido como CEI ZEDU, produzidas nas aulas de Arte, no ano letivo de 2022.
Artes
Os bebês do Berçário I foram apresentados aos “Pigmentos Naturais” - Possibilitando a exploração, a manipulação e contato com as formas de preparar as tintas naturais, bem como percepção das texturas, dos cheiros e suas características o que favorece o desenvolvimento sensorial, a percepção e estimula a criatividade.
Já o Berçário II - Como deixar “Manoel de Barros” fora de uma exposição que representa: Coisas da nossa terra? Nada tão genuíno quanto os versos do artista pantaneiro para representar a infância tão peculiar da nossa região. As Borboletas foram inspiração para os bebês.
O Grupo I a temática foi “Mandalas” - Trabalho inspirado no artista regional, Jonir Figueiredo. Toda inspiração artística é utilizada, nas aulas de arte, não como modelo a ser copiado, assim apresentamos mais de uma imagem ao mesmo tempo e a partir delas cada criança cria a sua.
O Grupo II a temática foi “José Ramão Pinto de Moraes, o Jorapimo”, começou a pintar aos 14 anos, inspirado pelas embalagens de medicamentos que traziam obras de grandes artistas como Van Gogh e Cândido Portinari. Para ele, a inspiração foi o Pantanal que também foi uma referência para as crianças.
O Pré I – o tema foi o artista “Pedro Guilherme”, ele é professor de arte, muralista, pintor e escultor. As crianças do Pré I observaram imagens das aves pantaneiras representadas pelo artista e criaram suas produções.
O Pré II o tema foi baseado no artista “Cleir Ávila”, sul-mato-grossense é autodidata, realizou pinturas murais da onça pantaneira e de tuiuiús, ambas em prédios da nossa capital. Escultor do “Monumento das araras” ao lado da praça “Cabeça de Boi e dos Tuiuiús na frente do aeroporto de Campo Grande. O artista ficou conhecido por representar com grande talento a fauna do cerrado, ele foi a inspiração das crianças do Pré II em um mergulho lindo na fauna e flora predominante no nosso Estado.
Adersino Junior, SED/MS