Estudantes do CEEJA/MS realizam aula prática-microscopia

Mato Grosso do Sul

23.04.2025

O CEEJA/MS (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados-MS), extensão PED (Penitenciária Estadual de Dourados), por meio da disciplina de Ciências da Natureza (turma do Ensino Médio, Curso de Educação de Jovens e Adultos- Conectando Saberes III- EAD), realizou uma aula experimental com a visualização de células animais e vegetais ao microscópio, além da observação de artrópodes como aranhas e pernilongos.

Inicialmente, os estudantes trabalharam os conceitos relacionados às células e suas principais características, por meio da metodologia da problematização e da leitura de textos da apostila. Após a compreensão dos conteúdos teóricos, foi realizada uma atividade prática utilizando os materiais do Laboratório Didático Móvel (LDM), como microscópio, estojo de lâminas permanentes, pinça, lâminas e lamínulas.

Durante a prática, foram montadas lâminas com amostras de folha de Elódea, células da mucosa bucal, além de exemplares de aranha e pernilongo, permitindo a visualização detalhada desses elementos ao microscópio.

“Essa experiência proporcionou aos estudantes um momento único e memorável. A aula foi envolvente e extremamente enriquecedora, especialmente porque, para a maioria dos participantes, foi a primeira vez que tiveram contato com um microscópio. A atividade despertou grande entusiasmo e curiosidade, reforçando o aprendizado de forma significativa”, finalizou diretora Daniela Meili Staut.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEEJA