Estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar estão na 38ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP-OMU 2022

Mato Grosso do Sul

02.05.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), está participando da 38ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP-OMU 2022.

A 38ª OMU é realizada por equipes compostas de três estudantes, estruturada em três etapas, as duas primeiras etapas serão realizadas no formato on-line, com uma semana de duração e a etapa final será de forma presencial, na Unicamp, em equipes. A olimpíada é organizada em dois níveis: Alfa (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (Ensino Médio).

 O CEAM/AHS contou com seis (6) equipes, totalizando dezoito (18) estudantes na 1ª fase, atuando nos dois (2) níveis da prova. O Nível Alfa (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) foi representado pelas equipes Mateatleticos e CaPIvara e o nível Beta (Ensino Médio) pelas equipes 3,14 tagoras, "OMU sapiens sapiens", Mysticetus e Lontra.  Os estudantes foram orientados pela professora Elke Penha Benites, do Atendimento Educacional Especializado de Matemática, sob a coordenação de Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, salienta a relevância da OMU: "A Olimpíada de Matemática da UNICAMP se distingue por possibilitar aos estudantes superdotados aplicar seus conhecimentos, habilidades gerais, específicas e pensamento científico matemático, além de oportunizar contato com uma Universidade renomada que traz em suas provas um alto padrão em suas questões, com critério de respostas dissertativas que devem ser justificadas, levando as equipes à próxima fase. Queridos estudantes estamos na torcida”.

Adersino Junior, SED/MS