Estudantes participam de maratona inovadora com dados da NASA

Bahia

07.06.2022

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista realizou, durante três dias (3 a 5 de junho), mais uma edição do Hack@Schools,  uma maratona de experiências inovadoras que busca propor soluções criativas para problemas globais. O projeto é uma ação da Space Terra, em parceria com o Governo da Bahia, através das secretarias de Educação (SEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O Hack@Schools envolve estudantes do Ensino Médio da rede pública que usam dados abertos da NASA para criar soluções para os desafios relacionados ao Planeta Terra e ao Espaço.

Os estudantes participaram de uma trilha educativa  transmitida no YouTube chamada “Space Terra Talks”. Com a participação de 99 estudantes e 23 equipes, o evento reuniu seis unidades de ensino do território. As equipes vencedoras poderão participar do Hackathon, NASA Space Apps Challenge 5, edição de Salvador, previsto para setembro deste ano. Em maio, o evento aconteceu em Amargosa e teve a participação de 24 equipes do Colégio Estadual Pedro Calmon.

A equipe Interdimensional, do Colégio Estadual José  Sá Nunes, foi a vencedora da competição. Formada pelo professor Renato Lima Pereira e os estudantes Ângelo Gabriel Amorim Oliveira, Daniel da Silva Pimentel, Gabriel Sousa Alves e Luan Henrique Sousa Viana, a equipe cumpriu o desafio "Espaço", criando uma proposta de pesquisa para uma base lunar, que serviria como apoio para enviar um foguete até Marte. Os estudantes propuseram o desenvolvimento de um projeto de um foguete nuclear que, ao chegar no planeta, liberaria dois robôs: um de escavação e outro de coleta, enviando esse material para a Terra pelo mesmo foguete.

Para Ângelo Gabriel, 16, 1º do Ensino Médio, participar do evento, bem como sair como um dos vencedores, foi gratificante. “O evento foi impressionante, houve muito aprendizado e conhecimento com diversão ao mesmo tempo. Os desafios foram ótimos, colocaram a nossa equipe e os demais para pensar. Momentos assim devem ser repetidos, porque incentivam os jovens que gostam e têm interesse por Astronomia. Além disso, fiquei feliz com a estrutura, o lugar que ficamos e o modo com que fomos tratados. As equipes do CJCC e do Hack Schools fizeram tudo com carinho e muita dedicação”.

A vice-diretora do CJCC, Elmara Souza, destacou a importância do momento e explicou como funciona a competição. “As equipes escolhem entre os desafios "Terra" ou "Espaço". Este último é como decolar da Terra, chegar à órbita da Lua, vencer os obstáculos e pousar em Marte para coletar amostras. Já o desafio "Terra" é como estragar menos o planeta. Os participantes têm acesso a vídeos/talks antes do evento para conhecer um pouco sobre os desafios, ouvir especialistas sobre o tema, entender como utilizar a metodologia Canvas e fazer um Pitch. Durante a maratona, as equipes escolhem o desafio, estudam o problema, acessam dados abertos da NASA e outros sites e propõem soluções criativas para o problema. A aprendizagem é enorme, os estudantes precisam estudar bastante, fazer pesquisas, refletir sobre o problema para propor soluções criativas, inovadoras e viáveis”.