Estudantes de unidade de ensino de Almas participam de mostra de xilogravura com característica da ilustração de Cordel

Tocantins

23.08.2023

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, apresentará nesta quinta-feira, 24, “Os Encantos da Literatura de Cordel, no Mundo Inclusivo”. A ação é parte constituinte do projeto Literalíngua, que integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O público-alvo são os estudantes do Ensino Médio e sala de recurso. Aproximadamente 160 alunos serão impactados com essa ação.

A apresentação consiste na exposição dos trabalhos realizados em oficinas que tiveram a proposta em trabalhar os escritores da Literatura de Cordel e o recurso da xilogravura, como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. O objetivo da ação é promover a participação dos estudantes e o desenvolvimento criativo, produzindo diversas abordagens na Arte-Educação. A proposta visa contribuir para que os alunos percebam a arte como um meio de expressão, na pintura, na dança, na musicalidade, nas rimas poéticas e na cultural nordestina.

De acordo com a diretora da escola, Marizete Cardoso de Souza Freitas, o gênero cordel, que está sendo abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. “Além de ser dinâmico, contribui no processo de aprendizagem do aluno, pois ele concede a chance de um entendimento social e crítico do educando”, frisou.

A professora Keliane Ribeiro Marinho, falou da importância de produzir os textos de Cordel. “Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os estudantes estão bem animados”, pontuou.

Para a aluna Evelyn de Souza Barbosa, da 1ª série do ensino médio, este é um momento de  descobertas com o projeto. “Estou gostando muito das aulas, pois despertou minha curiosidade de conhecer novas histórias. Senti cada vez mais parte dos momentos em sala de aula, como uma nova autora serei capaz de expor novas ideias e construir meu próprio conhecimento, como também socializar uma experiência com o gênero Cordel”, finalizou.

Dicom/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins