Mato Grosso do Sul
29.10.2024Os estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Consuelo Muller, em Campo Grande, realizaram, no dia 04 de outubro, visita técnica ao campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Parque da Ciência e Laboratório de Experimentação de Física
O objetivo foi de conhecer as instalações da universidade, suas oportunidades de ensino e pesquisa, além de promover a ocupação desses espaços pelos estudantes da rede pública. A iniciativa visou reforçar a importância da aproximação entre a escola pública e a universidade pública, destacando o papel fundamental dessas instituições na construção de uma educação de qualidade e no incentivo à formação de futuros cientistas e pesquisadores.
A visita teve início com a acolhida realizada pela equipe do Parque da Ciência, formada por monitores e acadêmicos da UFMS. Sob a liderança da monitora Francis Elen, acadêmica de matemática, a equipe destacou a importância da universidade pública como um espaço de conhecimento aberto e acessível a todos, especialmente aos alunos da rede pública.
De acordo com a coordenadora pedagógica Camila Gomes Ferrer, durante a recepção, foram ressaltadas as oportunidades que a universidade oferece para o desenvolvimento acadêmico e científico, incentivando os estudantes a se verem como futuros ocupantes desses espaços, seja como universitários ou pesquisadores.
A equipe do Parque da Ciência enfatizou o papel da aproximação entre a escola pública e a universidade, reforçando que essa integração é essencial para a construção de uma educação pública de qualidade.
“Ao trazer os alunos para dentro da universidade, a visita não apenas possibilitou o contato com o ambiente acadêmico, mas também abriu caminhos para que esses jovens se sintam parte do processo de produção do conhecimento científico”, menciona coordenadora de projeto Célia Cristina Carvalho.
Parque da Ciência
No Parque da Ciência, os alunos foram apresentados a diversas atividades e experimentos interativos que ilustram princípios científicos de forma dinâmica e acessível. A monitora Francis Elen conduziu os estudantes por um espaço onde conceitos de física, biologia, química e matemática foram explorados por meio de experimentos práticos, oferecendo uma forma de aprendizado que foge do tradicional. De acordo com o coordenadora de projeto Aline Correia Antonini, a experiência foi fundamental para que os alunos pudessem perceber a ciência de maneira mais próxima e tangível, “abrindo horizontes para o entendimento de que a universidade pública é um local onde o saber científico é produzido e compartilhado”.
Laboratório de Experimentação
No Laboratório de Física, o professor Além-Mar Bernardes proporcionou aos alunos uma experiência rica de experimentação, com demonstrações de fenômenos físicos como eletricidade, magnetismo e óptica.
Além dos conteúdos técnicos, o professor reforçou a importância dos laboratórios de pesquisa e de experimentação como espaços de criação do conhecimento científico, onde o aluno pode se desenvolver como pesquisador. A oportunidade de interagir com esses ambientes desde o Ensino Médio é essencial para a formação de uma mentalidade científica crítica e curiosa.
Os estudantes também fizeram um passeio pelos blocos acadêmicos da UFMS, passando pela biblioteca, onde conheceram os recursos disponíveis para pesquisa e leitura, e pelas quadras esportivas, onde se destacaram as oportunidades de desenvolvimento pessoal através do esporte.
“A caminhada pelo campus foi uma forma de familiarizar os alunos com a universidade pública, mostrando que esse espaço, muitas vezes visto como distante, é acessível e acolhedor, reforçando a ideia de que os jovens da escola pública podem e devem ocupar esses locais” relata professora Kênia (Ciências Biológicas).
Inclusão
Durante a visita, foi de grande importância a participação ativa da estudante PcD, que foi acompanhada pela professora de apoio Flávia e pela professora da sala de recursos Lizandra. A presença dessa estudante nas atividades e sua interação com os colegas demonstraram, na prática, o compromisso com a acessibilidade e a inclusão, tanto no ambiente escolar quanto universitário.
Ela participou de todos os momentos do passeio, divertindo-se e aprendendo junto com os demais estudantes, reforçando a mensagem de que a educação é um direito de todos e deve ser acessível a todos. Essa integração não só enriquece a experiência de quem precisa de apoio, mas também sensibiliza toda a comunidade escolar e acadêmica sobre a importância de construir ambientes inclusivos. Mostrar que esses espaços, como a universidade pública, são acessíveis e acolhedores para pessoas com deficiência é um passo essencial para garantir uma educação verdadeiramente democrática, que acolhe as diferenças e potencializa o aprendizado de todos.
A experiência reforçou que a acessibilidade não é apenas uma questão de adaptação física, mas de garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar ativamente do processo educacional, sendo tratados com igualdade, respeitando as suas diferenças e dignidade.
Aproximação
A visita técnica evidenciou a relevância de iniciativas que promovem a integração entre a escola pública e a universidade pública. Ao aproximar os estudantes da rede pública desses espaços, contribui-se para o fortalecimento da educação de qualidade, com o incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico, científico e inovador.
“Essa interação amplia as perspectivas dos alunos sobre o futuro acadêmico e profissional, mostrando que o caminho para a universidade e para a ciência está ao alcance de todos, especialmente daqueles que vêm da escola pública”, enfatiza diretora adjunta Joicilene Ortiz Vilela.
A visita ao campus da UFMS foi um marco importante para os alunos da Escola Estadual Dona Consuelo Muller. Ao conhecer de perto a infraestrutura da universidade e participar de atividades práticas e científicas, os estudantes puderam perceber a importância da educação pública como um alicerce para o desenvolvimento acadêmico e científico do país.
Além disso, a experiência reforçou o papel da universidade pública como um espaço que pertence a todos, um ambiente que pode ser ocupado por jovens talentos que, no futuro, podem se tornar grandes pesquisadores e cientistas.
A Escola Estadual Dona Consuelo Muller expressa sua gratidão à UFMS, ao professor Além-Mar Bernardes Gonçalves, à monitora Francis Elen e a todos os envolvidos, por proporcionarem essa oportunidade transformadora para os alunos, contribuindo para o fortalecimento da educação pública e do conhecimento científico no Brasil”, finaliza diretor Ricardo Alexandre Abreu Nascimento.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.