Estudantes de unidade da REE de Campo Grande visitam “Espaço Energisa”

Mato Grosso do Sul

28.06.2024

Estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, que oferta educação em tempo integral, em Campo Grande, participaram de visita orientada ao “Espaço Energisa”,  nos dias 20, 21 e 24 de junho.

A visita ao Espaço Energisa proporciona ao estudante compreender os fenômenos que envolvem a produção de energia elétrica, funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos. Eles puderam observar experimentos práticos relacionado à eletricidade e avaliar riscos e problemas enfrentados no transporte e produção de eletricidade.

Em grupos, os alunos observaram e interagiram com experimentos de eletricidade, sempre acompanhados de um instrutor que os orientaram com conceitos de física. Eles tiveram a oportunidade de testar alguns experimentos e observar na prática a teoria aprendida em sala.

Antes da visita, os estudantes foram orientados pelos professores da área de Ciências da Natureza para que, durante a visita, registrassem o experimento e seu princípio de funcionamento, por meio de fotos e vídeos.

Após a visita, os alunos produziram trabalhos virtuais (vídeos, slides e blog) relatando as explicações dos experimentos com conceitos científicos do fenômeno observado. Para os estudantes, o momento muito interessante, pois conseguiram associar a teoria que aprenderam nas aulas com a prática mostrada no Espaço Energisa.

De acordo com a coordenadora de área Smenia, os estudantes visitaram o Espaço Energisa com a finalidade de observarem na prática o estudo teórico realizado nos componentes da área de Ciências da Natureza.

Segundo a professora Gláucia, “a visita faz parte da sequência didática da área e está relacionada com a habilidade MS.EM13CNT107, na qual dispõe realizar previsões sobre o funcionamento de geradores, motores, bobinas, transformadores e baterias, assim como a habilidade MS.EM13CNT106, que dispõe sobre avaliar possíveis soluções para as demandas que evolvem a geração, transporte, distribuição e o consumo de energia elétrica.” 

Para o professor Rodrigo, “é sempre importante promover essas atividades extraclasse, pois os estudantes conseguem perceber de forma prática diferentes conceitos estudados durante as aulas, tornado a compreensão muito mais fácil para eles.”

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.