Estudantes atuam em projeto que desenvolve jogo educativo sobre a participação de mulheres da Ciência

Santa Catarina

01.06.2022

Depois de participar de uma oficina de Jogos Educativos promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2021, duas alunas da EEB Marli Maria de Souza, em Joinville, se destacaram e foram convidadas para darem sequência ao projeto este ano.

O projeto Meninas na Ciência levou diversas oficinas de Ciência e Tecnologia em 2021 a cinco escolas públicas da cidade de Joinville. O intuito do projeto era despertar o interesse das meninas para essas áreas, que ainda têm predominância masculina.

Uma das oficinas apresentadas foi a de Jogos Educativos, na qual as estudantes puderam ter contato com jogos que são desenvolvidos no câmpus da UFSC de Joinville. O desafio das estudantes era desenvolver a ideia de um jogo educativo focado no tema “Mulheres na Ciência”, para mostrar as grandes contribuições femininas, por vezes esquecidas. Como explica a professora coordenadora do projeto na UFSC de Joinville, Susie Cristine Keller, a ideia apresentada pelas alunas da escola estadual se mostrou a mais interessante e, devido à dedicação das meninas ao projeto, elas foram escolhidas para dar sequência no ano de 2022.

No ano passado vários jogos ligados a temas tecnológicos desenvolvidos na UFSC foram levados para a sala de aula, para que as alunas os conhecessem. Na época foi lançado o desafio para que elas desenvolvessem a ideia de um jogo com o tema Mulheres na Ciência, que está sendo aprimorado neste ano para uma versão física e outra on-line.

Entenda os jogos educativos

Os jogos educativos visam o entretenimento e a diversão e ao mesmo tempo ensinam, incentivando crianças, jovens e adultos a aprenderem mais: “Eles têm a capacidade de motivar os estudantes por meio de desafios, curiosidades e fantasias”, salienta Susie.

Além da coordenadora, a equipe de trabalho conta com dois bolsistas, alunos da UFSC e com Anna Carolina e Isabel, as duas estudantes da escola estadual. Elas atuam no desenvolvimento da parte teórica do jogo e recebem tarefas semanais, que são analisadas pela equipe da UFSC. O retorno é dado por meio de conversas em aplicativos de mensagens e também em reuniões on-line, que acontecem de 15 em 15 dias.

Como o jogo deve funcionar

O jogo de tabuleiro vai contar com perguntas e respostas sobre as realizações de mulheres que contribuíram para Ciência. Entre as personalidades já selecionadas estão a física/química Marie Curie, a ex-astronauta Mae Carol Jemison, a botânica Anna Atkins e a médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira.

Já foram definidas as regras gerais e o formato do tabuleiro. O objetivo é aprender mais sobre as Mulheres na Ciência e, com isso, chegar ao fim do tabuleiro. Agora, o grupo está trabalhando na elaboração das perguntas. Para isso, está sendo feita uma vasta pesquisa bibliográfica.

Depois que a parte teórica do jogo for organizada, a equipe passa para a parte gráfica e realiza os testes, para ver se o jogo ficou interessante, com grau de dificuldade e tempo adequado, se está transmitindo as informações necessárias, além de outros aspectos. “Esperamos finalizar a parte teórica até o final de julho e até setembro termos toda a concepção do jogo finalizada”, detalha Susie. A parte gráfica envolve o uso de softwares e será desenvolvida por alunos da UFSC.

Estudantes motivadas

Participar do projeto tem sido uma experiência incrível para Isabel Eduarda Cristaldo da Silva, aluna da 1ª série do Ensino Médio: “Nós podemos aprender coisas novas, como o desenvolvimento do jogo. Não sabíamos como começar. Eles [a equipe da UFSC] estão nos preparando com muita paciência, e também sempre despertando nosso interesse em aprender sobre Ciência”, pontua.

Anna Carolina Rodrigues Jaguszewski, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental também está empolgada em participar: “É muito legal porque aprendemos temas que nunca tínhamos ouvido falar antes. E aprendemos, principalmente, a importância que as mulheres tiveram e ainda têm na Ciência e na Engenharia”, finaliza.

A gestora da escola, Cleide Maria de Oliveira Futami, considera que a evolução que as alunas tiveram foi enorme. “Saber que se destacaram e tiveram a oportunidade de continuar participando em 2022 de um projeto tão relevante nos enche de orgulho, pois servirão de exemplo para incentivar outras meninas na área da Ciência”.

Saiba mais

O projeto está sendo desenvolvido por acadêmicos e professores do Centro de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Edital de Meninas na Ciência, Engenharia e Programação. As estudantes estão recebendo uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.