Estudantes de Santa Catarina apresentam projetos de lei no Parlamento Jovem 2017 em Brasília

Protagonismo Juvenil

27.09.2017

Maria Luisa Schuller de Abreu e Ana Larissa Pavesi, ambas de 16 anos e alunas da rede pública estadual de Santa Catarina, estão em Brasília durante toda esta semana vivenciando a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados. As jovens foram as selecionadas para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2017 e apresentam nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, os projetos de lei de própria autoria voltados à educação e à sustentabilidade. Ao todo são 50 estudantes da rede pública do Brasil reunidos e dividindo experiências.

A estudante do curso técnico em agropecuária da EEM Valmir Omarques Nunes, Maria Luisa, apresentará o projeto que incentiva ao não uso de agrotóxicos e inseticidas bastante utilizados na região de Bom Retiro, onde mora. Para a jovem, o contato com jovens de outros estados é grandioso. “Todos os integrantes são muito acolhedores, o que está chamando a minha atenção. A programação é bem intensa, mas de extremo aproveitamento pessoal e até profissional”, conta.

Para Ana, da EEB Padre João Stolte, de Botuverá, protagonista do projeto que incentiva a criação de cursos e debates para adolescentes entre 13 e 17 anos, a experiência está sendo enriquecedora.“Com certeza é uma ótima oportunidade para que nós, como jovens ativos, possamos transformar nosso próprio meio. Só tenho a agradecer. Está sendo maravilhoso”, diz.

Os projetos serão apresentados aos parlamentares e transmitidos ao vivo pelo portal e-Democracia, com espaço para interação dos telespectadores.

Abaixo os links para que os interessados possam acompanhar a atuação das jovens deputadas e as discussões da 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro!

Comissões

Endereços

CAMA - Comissão de Agricultura e Meio Ambiente

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/454

CCET - Comissão de Cultura, Esporte e Turismo

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/453

CDHM  - Comissão de Direitos Humanos e Minorias

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/452

CE – Comissão de Educação

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/451

CEEDC – Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/450

CSSP - Comissão de Saúde e Segurança Pública

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/455