Estudantes de Porto e municípios adjacentes participam de Revisão para o Enem e Saeb

Piaui

08.09.2023

Com a proximidade da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) tem realizado uma série de ações, como revisões, simulados e grupos de estudos para intensificar a preparação dos estudantes. O município de Porto (PI) recebeu mais uma edição da Revisão Esquenta Enem nesta sexta-feira (8), que contemplou cerca de 200 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino de Porto, Nossa Senhora dos Remédios, Campo Largo e Matias Olímpio.

Com pouco menos de dois meses para as provas do Enem, os estudantes podem se preocupar com o curto tempo e se desanimar com os estudos. É por isso que a proposta do Esquenta Enem foi de apresentar os conteúdos de forma estratégica, além de ser uma oportunidade para a resolução de questões comentadas.

A programação contou com aulas de reforço das áreas de conhecimento do Enem: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. As aulas tiveram início às 8h da manhã e término às 13h com transmissão ao vivo pelo Canal Educação e TV Meio Norte.

Milena Resende é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Amável, do município de Matias Olímpio, e compareceu para a revisão. Ela destaca que a participação nas revisões é uma das formas de sentir mais confiança para a realização do Enem. “Estou achando muito interessante a revisão, tem como tirar muitas dúvidas. As aulas são interativas e têm me ajudado muito a focar nos conteúdos que são mais recorrentes para as provas”, comentou.

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, esteve presente na ação e disse que a Seduc não tem medido esforços para executar todas as ações que possibilitem o aumento dos índices de aprovação dos estudantes. “São menos de 60 dias para o Enem e a gente segue andando pelo Piauí inteiro levando esse formato de revisões. É um reforço com foco nas competências e habilidades que serão exigidas nas provas. A ideia é que os estudantes obtenham sucesso em suas aprovações nos vestibulares, mas também na prova do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica”, afirmou.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso da pasta na realização de ações para alavancar a qualidade da educação no Piauí. “Estamos intensificando os nossos projetos para que nossos estudantes possam estar totalmente seguros para realizar as provas do Saeb e do Enem. Com as nossas revisões eles têm a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reforçar os seus conhecimentos. Apostamos que com todas essas ações, somadas à dedicação e foco dos nossos estudantes, grandes resultados serão alcançados”, declarou o gestor.