Estudantes criam aplicativo de educação financeira e conquistam investidor durante Desafio Liga Jovem

Mato Grosso do Sul

29.03.2023

Mais de 600 estudantes dos ensinos fundamental e médio, de todas as regiões brasileiras se reuniram em São Paulo (SP), entre os dias 20 e 25 de março, para participar do Desafio Liga Jovem, uma competição realizada pelo Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro com o objetivo de estimular soluções empreendedoras para problemas sociais, com o uso de tecnologia. Entre as 1.100 startups selecionadas de diversos estados, a única equipe sul-mato-grossense que chegou à semifinal foi o projeto “Finan”, da Escola Estadual Coração de Maria, localizada em Campo Grande (MS).

O projeto Finan trata-se de um aplicativo de educação financeira para jovens e que contém aulas, ferramentas, desafios, uma comunidade e mentores com planos gratuitos e pagos. Ele foi desenvolvido pelos estudantes Álvaro Antônio dos Santos Jesus Neto, Ivan Carlos da Silva Pereira e Pâmela Silva dos Santos, que no início da ação, estavam no segundo ano do Ensino Médio, e por Julia Elisa Castelheira Cominesi, e Yasmin Bogarim Silva, que à época cursavam o terceiro ano. O grupo foi coordenado pela professora Carolina Laranjo Breda.

Apesar de não terem vencido o Desafio Liga Jovem, os estudantes alcançaram uma conquista significativa: conseguiram contatar um investidor anjo para o projeto e, agora, a equipe espera desenvolver ainda mais a ação. “Queríamos saber mais sobre a empresa e o que eles poderiam oferecer ao nosso projeto. Eles gostaram muito da nossa ideia e explicamos como o aplicativo poderia ajudar jovens a entenderem sobre investimentos e patrimônio”, disse um dos integrantes do Projeto Finan, Ivan Carlos.

O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou a importância da representatividade e da determinação dos alunos em mostrar o potencial de Mato Grosso do Sul no empreendedorismo e na inovação no Desafio Liga Jovem. “Estamos muito orgulhosos da equipe da Escola Estadual Coração de Maria, que representou com muito empenho e dedicação o nosso Mato Grosso do Sul no Desafio Liga Jovem. O importante é que eles estão colocando em prática as competências empreendedoras desenvolvidas na Educação Empreendedora, e com certeza isso irá render bons frutos”, afirmou.

A gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, acompanhou de perto os jovens durante a realização do Desafio Liga Jovem. Segundo Priscila, o desafio é uma oportunidade única para que os estudantes desenvolvam habilidades empreendedoras, além de ser uma vitrine para as escolas conhecerem o trabalho realizado pelo Sebrae na área da educação. “A programação ofertada aos semifinalistas em São Paulo foi repleta de novos conhecimentos e oportunidades, para que esses estudantes se sintam motivados a darem andamento aos seus projetos e avancem com as proposta para suas startups”, destacou Priscila.

Desafio

Durante a semana, os jovens puderam defender seus projetos em bancas de jurados especialistas nas áreas de empreendedorismo, tecnologia, educação e comunicação para conquistar uma das 20 vagas da grande final, que levará seis vencedores a uma viagem a Madri, na Espanha, ainda este ano.

O programa desafiou os alunos a desenvolverem soluções para problemas sociais, com o uso da tecnologia e do empreendedorismo, ao longo de sete meses de um percurso de aprendizado intenso. A competição contemplou mais de 150 oficinas realizadas, mais de seis mil alunos impactados e mais de 20 horas de conteúdo ao vivo.

Álvaro Antônio dos Santos, um dos membros do projeto Finan, destacou a importância da participação no Desafio para o crescimento da equipe. “Essa experiência foi muito importante para o nosso aprendizado. A gente aprendeu coisas novas, como é um pitch de verdade, o que a gente precisa melhorar, aprendeu sobre MVP, sobre investidores, sobre tanta coisa relacionada ao mundo do empreendedorismo”, enfatizou.

A estudante Yasmin Bogarim, integrante do Projeto Finan, recomenda a experiência a outros alunos. “A experiência aqui adquirida foi maravilhosa, e mesmo você não ganhando, você aprende muito, tem a experiência de conhecer pessoas, ter sabedoria através de todos os passeios e projetos incríveis que tem por todo o Brasil”, disse.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora do Sebrae podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br.

Nayara Tiago, SEBRAE