Estudantes de Jacobina vencem Festival de Cinema Escolar no Rio Grande do Sul

Bahia

06.12.2021

Três  estudantes do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro - Tempo Integral, em Jacobina, conquistaram o prêmio de melhor filme e melhor animação por suas produções audiovisuais no Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), no Rio Grande do Sul. O vídeo "O retorno", de Delma Teles, 15, e Rísia Sousa, 16, venceu na categoria "Melhor Filme Vertical". Já o filme "Gatos", de Victória Costa, 16,  foi o campeão na categoria  "Melhor Animação".

Os filmes foram produzidos por meio da oficina virtual ‘Filme, edite e publique’, que é ofertada pelo Centro Juvenil Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, no âmbito das Atividades Curriculares Complementares (ACC).

“Nunca pensei que um dia faria algo como um filme e seria reconhecida. Gostei muito da experiência de fazer, pois acrescentou muito na minha vida”, destacou a estudante Delma Teles. Já para Victória Costa, a animação foi um grande desafio. “Eu nunca tinha desenhado pelo celular, mas foi uma ótima experiência que despertou a vontade de querer aprender mais sobre isso”.

Ainda da rede estadual de ensino, participaram da seleção o filme ‘História do Colégio Central’, dirigido pela estudante Renata Suzarte, que estuda no Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, e participou na oficina ‘História.Doc’, também do CJCC de Salvador. Já a estudante Eduarda Duarte, que estuda no Colégio Estadual Bolivar Santana, também em Salvador, foi selecionada com o filme ‘Mentes brilhantes’.