Estudantes de Itapetinga apresentam criações artísticas e culturais

Bahia

18.07.2019

Os estudantes do Colégio Estadual Alfredo Dutra, (576 km de Salvador), da área do Núcleo Territorial de Educação de Itapetinga (NTE 8), protagonizaram, nesta quinta-feira (18), uma série de apresentações de arte e cultura. Alguns dos destaques foram os projetos Tempos de Arte Literária (TAL), que fomenta a poética estudantil; e o Dança Estudantil (DANCE), que enfatiza as criações coreográficas. Ambos fazem parte dos projetos artísticos e culturais promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. A atividade integra o calendário dos projetos artísticos na fase escolar em todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

O professor Carlos Eduardo Cardoso, coordenador pedagógico da unidade escolar, falou do impacto dos projetos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Temos o objetivo de dar aos estudantes a oportunidade de soltar a imaginação e explorar bastante seus lados artísticos. Destes momentos surgem muitos talentos que vão para além da escola, seguem com o aluno para o convívio familiar e na comunidade de cada um deles”, relatou.

Gabriel Santos Borges é estudante da Educação para Jovens e Adultos (EJA) do colégio, e faz questão de participar dos projetos culturais. Nesta quinta-feira, ele foi um dos criadores da coreografia intitulada `Dueto de uma brincadeira´. “A dança é uma forma linda de expressar nossos sentimentos. Eu procuro, em minhas coreografias, passar, de forma sensível, inspirações que trago de minhas vivências no meu cotidiano de estudante e jovem”, contou.

Já Raí Souza de Oliveira dos Santos, é ex-aluno da escola, mas faz questão de manter este vínculo com a unidade escolar por meio da arte e da cultura. “Eu gosto muito de poesia e sempre escrevi inspirado em escritores e poetas famosos. Uma referência que tenho é Jorge Amado, por exemplo. Hoje, eu apresentei uma poesia inspirada nos relacionamentos de jovens, da descoberta do amor pelos adolescentes. Declamei e meus colegas gostaram bastante e eu fico feliz de apresentar minha arte”, salientou.