Estudantes de Gurupi representam o Tocantins na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra

Tocantins

23.11.2022

Alunos do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho (CEM Arizinho), de Gurupi, participam da fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia e de Ciências da Terra (Obmep), que será realizada no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir desta quinta-feira até sábado, 25 a 27, em Campinas (SP). Na fase classificatória, realizada de forma on-line, o Tocantins teve 92 equipes inscritas e 46 premiadas.

A unidade de ensino de Gurupi foi classificada por ter conquistado a maior quantidade de medalhas de ouro entre os participantes do Tocantins nas duas primeiras fases da Olimpíada. A fase presencial contará com atividades teóricas e práticas, incluindo atividade de campo e ainda uma pré-seleção da Equipe da Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo 2023), em Bandung, Indonésia.

No total, foram quatro medalhas de ouro, uma medalha de prata e duas medalhas de bronze. A equipe Primavera é formada pelas estudantes Maria Eduarda Oliveira Pastro, Aline Francisco Ribeiro e Evellyn Cristina Richter da Silva, e foram orientadas pelas professoras Marília Leidislanny Machado e Brandina Rodrigues dos Santos.

Para a estudante Aline Francisco Ribeiro, 17 anos, a participação na Olimpíada agregou novos conhecimentos e valores. “Foi fantástico, pois pude aprender e compreender mais sobre como é a geografia do Brasil. A geografia é mais que uma matéria de sala de aula, através dela podemos conhecer vários lugares, aprender sobre economia, política, recursos naturais e como é o comportamento social de uma população em certo espaço. O que era apenas uma matéria de escola se tornou pra mim a importância do viver em sociedade e o conhecer do espaço ao meu redor”, pontuou.

A diretora da unidade de ensino, Alana Linhares, ressaltou a importância do resultado para a educação tocantinense. “Pelo segundo ano consecutivo estamos participando da Olimpíada e dessa vez como a instituição com maior número de medalhas de ouro no Estado. Esses resultados elevam o nome da nossa instituição e da nossa rede estadual de ensino. Estamos muito felizes e confiantes que o estado será muito bem representado pelas nossas alunas”, destacou.

Obmep

A iniciativa é da Universidade Federal de Alfenas (MG), e tem como público-alvo estudantes de instituições de educação básica pública e particulares de todo o Brasil. Ao longo das atividades, os participantes demonstraram a capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, expressos nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação dos estudantes.

Foi realizada em 2015, contando com a participação de 25.719 alunos de 853 escolas de todo o país. Essa primeira edição as provas foram impressas e depois de respondidas pelos alunos, foram enviadas para a comissão organizadora.

A sexta edição, VI Olimpíada GeoBrasil 2021, envolveu mais de 4.000 equipes e aproximadamente 12 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. No Tocantins foram inscritas 25 equipes e 13 foram premiadas, sendo: três medalhas de Ouro; quatro de Prata e seis de Bronze. 

Os premiados têm direito a uma bolsa e registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como pesquisador júnior por um ano e bolsa de incentivo ao ingressar na universidade, além de inserção em mestrado na área de exatas.

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado