Estudantes de escolas públicas comemoram aprovação em universidades federais

Tocantins

15.12.2023

Com tantos investimentos realizados nas escolas públicas, cresce a cada ano o número de alunos aprovados em universidades federais. Como é o caso do estudante Eduardo Dionízio Alves Ferreira, 18 anos, do Colégio Estadual São José, em Palmas, que passou no curso de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Eduardo contou que estudou apenas os conteúdos ministrados na escola.

Também estão comemorando a aprovação nos cursos de graduação Daniel Batista Almeida, que passou no curso de Engenharia Elétrica, do IFTO; Heitor Claudino Machado, aprovado em Sistemas para a Internet, no IFTO. Estes são alunos do Colégio Estadual São José e de lá também comemora a estudante Camila Siewes, aprovada em Odontologia no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Os educadores e a equipe gestora do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho (CEM), de Tocantinópolis, estão homenageando os estudantes que foram aprovados nos cursos de graduação, são eles: Eduardo Sampaio de Jesus, que vai estudar Educação Física, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); as estudantes Eduarda Pinheiro Coelho e Amanda Lopes e o aluno Carlos Eduardo de Oliveira foram aprovados no curso de Zootecnia, na UFNT.

Eduardo Dionízio contou que ainda está incerto quanto à instituição de ensino que irá escolher. Na sexta-feira, ele participou da festa de formatura dos concluintes do ensino médio. “Foi um momento lindo e gratificante e agora estamos preparados para avançar nessa nova fase da vida, frequentar a faculdade e tentar realizar o meu projeto de vida”, frisou. 

O estudante Carlos Eduardo, 17 anos, do CEM Darcy Marinho, disse que está muito feliz por sair direto do ensino médio para a faculdade. “Eu sempre estudei muito desde pequeno e agora é só comemorar essa conquista”, comentou.

“A crescente aprovação nos vestibulares faz justiça à metodologia aplicada no Colégio Estadual São José, onde a implementação de eletivas e trilhas de aprofundamento potencializou os conteúdos da base, deixando nossos estudantes preparados para novos desafios. Parte desse sucesso se deve ao fato de sermos uma instituição pioneira no novo ensino médio. É claro, esse resultado se deve à dedicação e empenho da equipe escolar”, comentou o diretor Werky Silva Noleto.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins