Estudantes de escola estadual representam Brasil em feira de Ciências no Peru

Feira de Ciências

21.08.2015

Projeto científico de estudantes da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, no município de Antonio Martins, será apresentado na 23ª Feira Escolar Nacional de Ciências y Tecnologia - Eureka 2015, que será realizada na cidade de Lima, Peru, no período de 9 a 13 de novembro deste ano.

O projeto "Conservação e Valorização dos Registros Rupestres do Sítio Ramada", as estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Ákila de Mesquita Silva, Sabrina Gomes e Apolônia Dantas Brasil, é resultado de minuciosa  coleta de informações acerca do passado arqueológico da área pesquisada, localizada no município de Antônio Martins, Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Concluído o estudo de campo, as alunas fizeram a catalogação dos variados vestígios baseada nos diversos elementos encontrados através de pesquisas “ Elas constataram o abandono do sítio arqueológico e a necessidade de preservar os antigos sinais da presença humana na Ramada ”, ressaltou a professora Ivana Vieira, de Geografia, responsável pela orientação pedagógica da pesquisa.

Até serem selecionadas para competir em nível internacional as alunas percorreram um longo caminho, tendo que disputar com estudantes de todo o Brasil. Para chegarem lá, elas tiveram que garantir o primeiro lugar na área social da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), em outubro de 2014.

Nesse trajeto participaram inicialmente da Feira de Ciências da própria Escola Walfredo Gurgel, em Antonio Martins, e em seguida, da etapa regional em Umarizal. O premio de iniciação cientifica foi conquistado pela turma, na seletiva de 2015 do Programa Jovens Inovadores da Rede POC – Programa de Olimpíadas de Conhecimento.

Apenas outros quatro projetos foram selecionados para representar o Brasil na delegação que vai ao Peru. A viagem está marcada para o mês de novembro.