Tocantins
12.11.2024Dez estudantes da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Souza, de Tabocão, foram medalhistas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira - Tesouro do Amanhã (Olitef), sendo seis deles, com medalhas de Ouro, dois de prata e dois, de bronze, da Região Norte. A Olitef é destinada a crianças e jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.
A olimpíada é uma iniciativa do Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC), que visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica. As provas foram realizadas presencialmente no dia 23 de setembro.
O estudante da 1ª série, Adriel Cardoso de Faria, conta que participar da Olimpíada foi uma experiência incrível. “Estar em uma escola de tempo integral me deu apoio e incentivo necessários para enfrentar desafios e crescer academicamente. Ganhar a medalha de ouro é motivo de grande orgulho e prova que todo o esforço valeu a pena. Sou grato à professora Fernanda Fonseca, que sempre acreditou em nós e nos motivou a ir além. Espero que minha conquista inspire outros colegas aqui da Escola Major Juvenal a se envolverem e darem sempre o seu melhor”.
Para a professora de Matemática, Fernanda Fonseca do Nascimento, a participação na Olitef foi de extrema importância para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes em desafios de matemática financeira. “Esta competição não apenas desafia seus conhecimentos, mas também incentiva o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais para o sucesso em qualquer área da vida. Ver nossos estudantes premiados em todas as modalidades é motivo de orgulho e uma prova de que o compromisso com a educação de qualidade e o esforço de cada estudante estão trazendo resultados concretos”.
De acordo com a diretora Hellen da Silveira, a equipe da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Souza acredita no potencial de cada estudante e os incentiva a explorarem suas paixões, pois acredita que as olimpíadas são oportunidades para os estudantes demonstrarem seus conhecimentos e habilidades, desenvolvendo o raciocínio crítico e a autonomia. “A participação em eventos como esse é estimulada por meio de projetos pedagógicos, clubes e apoio individualizado, preparando-os para o sucesso em todas as áreas. O resultado da Olitef é um reflexo do nosso compromisso com a excelência e com o desenvolvimento integral de nossos estudantes”.
A superintendente Regional de Educação, Priscilla Arataque, destacou a importância da participação dos alunos nesta olimpíada. “Ao aprender sobre orçamento, poupança, endividamento e outros temas, os jovens se tornam mais aptos a gerenciar seus recursos (ganhos e gastos), economizar seu dinheiro e o da família de forma eficiente, além de entender sobre as diferentes alternativas de investimentos, preparando para um futuro financeiro mais consciente e responsável”.
Medalhistas
Foram premiados com medalhas de Ouro: Adriel Cardoso de Farias e Mariane Maciel Coutinho - 1ª série do ensino médio; Davi Leite Barreira, 8⁰ ano; Isa Gabriela sobrinho de Farias, 7º ano; Manuella de Siqueira Ribeiro, 6⁰ ano; Raislane Maciel dos Santos, 9º ano. Com a prata, Davi Feitosa Arbus, 9⁰ ano; Hellen Cristina Pinheiro de Souza, 1ª série do ensino médio e com medalhas de bronze, Mayara Veras Siqueira, 6⁰ ano; Sophia Fonseca Bandeira Soares, 1ª série do ensino médio.
Premiação
As escolas públicas participantes terão a chance de ganhar kits educacionais no valor total de R$ 100 mil por meio de um sorteio. Além disso, diretores e professores das escolas premiadas serão contemplados com R$ 8 mil em títulos do Tesouro Direto. Serão sorteadas duas escolas por estado, totalizando 54 diretores e 216 professores premiados em todo o Brasil.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
SRE Guaraí/Governo do Tocantins