Tocantins
12.11.2024Estudantes do Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira, de Santa Terezinha do Tocantins, se destacaram na IX Feira de Ciências do Estado do Tocantins (FECITO) com o projeto "Exploração Científica: Desenvolvimento de Braço Hidráulico Sustentável para o Ensino de Física". Feira foi realizada entre os dias 6 e 8 de novembro, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína.
O evento reuniu estudantes e professores da Rede Pública de Ensino com o objetivo de popularizar a ciência, divulgar projetos inovadores e estreitar laços entre a educação básica e o meio acadêmico.
A Fecito, que tem como objetivo incentivar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, destaca-se pelo foco na sustentabilidade e na preservação dos biomas amazônico e cerrado. O projeto apresentado pelos estudantes da escola propôs um braço hidráulico funcional construído com materiais recicláveis, possibilitando o ensino prático de conceitos físicos enquanto promove a engenhosidade sustentável.
O projeto foi orientado pelo professor Rodrigo Costa Alencar que ressaltou o impacto transformador da atividade na vida dos alunos. “Ver os alunos se envolverem com o projeto do braço hidráulico foi uma experiência transformadora. Eles aprenderam física de forma prática, além de mostrarem criatividade e responsabilidade ao utilizarem materiais recicláveis para construir o robô. Foi gratificante observar o entusiasmo deles durante a construção e a apresentação. Esse tipo de ensino inovador faz uma grande diferença na forma como a ciência é compreendida e apreciada na sala de aula”, ressaltou.
O estudante da 2° série do Ensino Médio, Walison Sousa Barros, descreveu sua participação com entusiasmo. "Foi uma experiência muito boa. Aprendi muito e vi vários projetos que nunca tinha imaginado”, declarou.
A estudante Kauany Sousa Nascimento, também da 2ª série do Ensino Médio, reforçou a importância do aprendizado proporcionado. “Foi muito interessante, aprendi sobre várias tecnologias diferentes que nunca tinha visto”, relatou.
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins