Estudantes de Escola Estadual de Paraíso utiliza a criatividade para expressar os conhecimentos em artes

Tocantins

28.06.2021

Josélia de Lima /Governo do Tocantins

Alunos da Escola Estadual Amâncio de Moraes, localizada em Paraíso do Tocantins, expressaram seus conhecimentos em artes na produção de telas e pinturas. A escola compartilhou roteiros de estudos sobre artes, com sugestões de temas para pesquisas e sobre os diversos estilos artísticos. Os estudantes teriam que produzir os seus trabalhos utilizando os materiais disponíveis em suas casas.

Os trabalhos foram realizados com a orientação das professoras Célia Maria Gomes Rodrigues e Mariza de Brito Neves Cardoso. Para produzir os trabalhos, os estudantes poderiam escolher entre os temas: arte colonial brasileira, arte contemporânea, arte rupestre, arte grega e romana, expressões artísticas indígenas e as obras de Tarsila do Amaral.

Participaram dessa atividade os estudantes das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. E com todos os cuidados exigidos nos protocolos de biossegurança, a escola promoveu uma exposição de artes para que os estudantes pudessem apresentar a sua criatividade.

A professora Célia explicou que esses trabalhos foram realizados em casa. Os estudantes da educação especial estavam na escola e receberam ajuda dos professores auxiliares.

A estudante Tamires Eduarda dos Santos Rocha, 14 anos, falou de suas aprendizagens. “O meu trabalho serviu para aprimorar o conhecimento sobre a arte contemporânea com o Pontilhismo. Eu usei papelão e tinta guache”, frisou.

Outra estudante, Glória Stefany Ferreira Marinho, 14 anos, retratou uma obra de Tarsila do Amaral. “Eu também aprendi muito sobre a arte moderna, muitas informações que eu não sabia, eu utilizei uma capa de caderno antiga, tecidos e tinta guache”, contou.

O aluno João Lucas, 14 anos, também representou uma arte de Tarsila do Amaral, com a utilização de tecidos.

A professora Célia comentou que se surpreendeu com a criatividade e a qualidade dos trabalhos realizados pelos estudantes. “Esses trabalhos demonstraram o interesse dos estudantes com o ensino e a aprendizagem. Ficamos encantadas com o resultado”, explicou.