Estudantes de escola estadual de Formosa conquistam o 1° e 3° lugares na 2ª Olimpíada de Foguetes de Garrafas Pet

Goiás

05.05.2022

Duas equipes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, conquistaram o 1º e 3º lugares na 2ª Olimpíada de Foguetes de Garrafa Pet, realizada na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília. Ao todo, participaram 22 equipes, de oito escolas de Ensino Fundamental e Médio do Distrito Federal e do Entorno.  

Os experimentos dos estudantes da rede estadual de Formosa conseguiram alcançar 189 metros de distância (equipe campeã) e 156 metros de distância (equipe que ficou em 3º lugar), conquistando um novo recorde da escola. As equipes campeãs estão classificadas para a Jornada do Foguete, que ocorrerá no segundo semestre, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Campeões
A equipe campeã é formada pelos estudantes do 9° ano A do Ensino Fundamental  Emanuelly Costa Borges, Karen Michele Ribeiro da Silva e Luís Felipe Nunes da Silva. Já o 3º lugar foi conquistado pela equipe composta por Lynda Batista de Siqueira e Silva, do 9°Ano C, e Ruan Lucas dos Santos Barros, do 9°A. 

O comando das equipes é do professor de Matemática Arlley Kacyo da Silva com o apoio de professores de Ciências da Natureza. De acordo com o professor, fizeram a diferença o núcleo de integração diversificado e as aulas de Eletiva e Iniciação Científica relacionadas aos temas Astronomia e Astronáutica.

“Tudo começou na época da pandemia, no regime especial de aulas não presenciais (reanp), em uma turma de Iniciação Científica do 7°ano A/2021 onde, com todas as dificuldades, conseguimos conquistar 3 medalhas de bronze com 133 metros na MOBGOF 2021 (Mostra Brasileira de Foguetes),” conta o professor Arlley. Segundo o professor, agora em 2022, os trabalhos começaram, ainda em janeiro, com a Eletiva-2: Astronomia - o céu na palma da mão, motivando os estudantes para participar das olimpíadas de Astronomia e Astronáutica. ”
 
“Esse projeto está apenas começando. Ainda temos pela frente a MOBFOG 2022 (Mostra Brasileira de Foguetes), que vai acontecer nas próximas semanas e, também, a prova da OBA (Olimpíadas Brasileiras de Astronomia), que vai ser no dia 20/05/2022.  Estamos classificados para a Jornada de Foguetes que vai ser realizada no Rio de Janeiro, no segundo semestre 2022”, celebra o professor.  

A Olimpíada foi realizada pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), em parceria com a Escola Técnica de Brasília (ETB) e o Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB/SEEDF).