Estudantes de escola em BH encantam gestora norte-americana

10.08.2011

 

Os projetos de incentivo à leitura, que levam os mais de 550 estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias a viajarem no mundo da imaginação, foram apresentados, nesta quarta-feira, 10/8, à diretora norte-americana, Mary Beth Pelosky. Para receber a gestora, a escola, localizada no bairro Santa Helena, em Belo Horizonte, preparou a apresentação do teatro ‘Laços do Saber’. A peça retrata a relação entre o Brasil e os Estados Unidos, no campo da educação.


A estudante do 4º ano do ensino fundamental Isamara Lorrane de Souza de Angola, de 10 anos, foi uma das que participaram da apresentação. Para a menina, a presença de Mary na instituição foi muito boa. “Ela parece ser uma pessoa muito legal e eu gostei muito dela. Ela falou muitas coisas da escola em que trabalha e eu fiquei muito interessada em visitar a escola dela”. O teatro apresentado foi escrito pela diretora da E.E. Duque de Caxias, Maria Eliza Mendes de Almeida Resende.


Mary Beth também ganhou um presente especial: almofadas produzidas pelos estudantes do 5º ano, decoradas com poesias escritas por eles próprios. A  gestora norte-americana recebeu ainda a ‘medalha para sempre amigos’, simbolizando a eterna amizade entre a escola brasileira e a gestora norte-americana.

Durante a visita, Mary Beth teve a oportunidade de trocar experiências com Maria Eliza. Elas conversaram sobre como é feita a escolha dos diretores nos Estados Unidos e o processo de indicação em Minas Gerais. A gestora americana quis saber como surgiram os diversos projetos de incentivo à leitura da escola e ficou impressionada com a grande participação dos pais na vida escolar dos estudantes.  “Eu estou aprendendo muito sobre os estados brasileiros e gostaria de ressaltar os avanços da educação em Minas Gerais. Nessa escola, adorei o fato dos estudantes levarem os livros para casa e a ideia dos professores de envolver os pais na leitura dos filhos. Na minha instituição, costumo dizer que a biblioteca é o coração da escola”, contou Mary Beth, em conversa com a diretora e os professores da E.E. Duque de Caxias.


A Escola Estadual Duque de Caxias

A escola atende estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e todas as turmas desenvolvem projetos diferenciados. As turmas do 1º ano do ensino fundamental desenvolvem o projeto ‘Hora do Conto’, no qual os estudantes levam um caderno, um livro e dois bonequinhos para casa. Depois de ler o livro, eles têm que encontrar uma forma criativa de recontar as histórias para seus colegas. Já os estudantes do 2º ano trabalham o projeto ‘Sacolinha de leitura’, na qual levam livros e um bichinho de pelúcia para casa e depois contam para os colegas o que entenderam da historinha.


No 3º ano, todos os livros lidos pelas crianças são registrados no ‘Diario de Bordo’, seja por meio de desenhos ou textos. Já com os estudantes do 4º ano a escola trabalha os gêneros textuais, em especial, as revistinhas em quadrinhos, por meio do projeto ‘Contador de Histórias’. Por fim, no 5º ano, os estudantes criam almofadas pedagógicas decoradas com trechos de poesia e fazem seu autorretrato em uma colcha de retalhos.


Ainda nesta quarta-feira, Mary Beth Pelosky deve visitar o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, e uma comunidade quilombola, na cidade de Contagem.


Leia também:

Diretora americana conhece projetos pedagógicos desenvolvidos em escola de Mariana


Texto: Geanine Nogueira

Ascom/SEE-MG

10/08/2011