combate à violência
02.09.2019Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (30.08), oito estudantes da Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, localizada no conjunto Aero Rancho, em Campo Grande, participaram de uma atividade da disciplina Projeto de Vida, em alusão ao encerramento do Agosto Lilás. A ação envolveu a apresentação de uma aula sobre violência contra mulher, tema central da campanha, para estudantes de outra unidade da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE), além da visita à outros locais da região, como salão de beleza, posto de combustíveis e supermercado.
“A proposta foi levar conhecimento e informação para a comunidade escolar, onde se pretendia conscientizar a população local de como evitar este tipo de violência, que muitas vezes pode acontecer contra as próprias alunas da escola, mães e demais mulheres de um modo geral. Por isso, sair do ambiente para ‘levar a sala de aula’ às ruas dos bairros foi importante neste momento que as atenções da sociedade civil estão voltadas para o tema”, disse Cesar Floriano, professor da disciplina Projeto de Vida.
Para o diretor adjunto da escola, Leandro Colombo Pedrini, que acompanhou a execução da atividade, a escola tem se tornado um espaço que, cada vez mais, precisa expandir a proposta pedagógica para o social, tendo como referência aspectos da comunidade local. “A instituição ‘escola’ tem como fundamento levar os alunos para a vivencia social e o contato com a realidade torna mais significativo o processo de ensino aprendizagem”, salientou.
A primeira etapa da atividade começou logo no início da manhã, às 7h50, na EE Aracy Eudociak, no Jardim Tijuca, e contou com o apoio da diretora da escola, Gisele Maria Bacanelli. Em seguida, as alunas foram para as ruas e visitaram alguns dos principais pontos da região. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a proposta da campanha, as alunas passaram da teoria para a prática e falaram com os motoristas que paravam em um posto de combustíveis, na Avenida Gunter Hans.
Na abordagem, as alunas distribuíram panfletos da campanha “Agosto Lilás”, discorreram acerca do perfil dos agressores – na maioria do sexo masculino – e falaram sobre a Lei Maria da Pena e os tipos de violência. Ainda durante a atividade, no meio da manhã, as abordagens foram voltadas para as mulheres. As alunas compartilharam informações como telefones para denúncias, tipos de violência cometidos, explicaram outros detalhes sobre a Lei e entregaram o laço lilás, marca da campanha.
“Apenas com o diálogo e o respeito podemos construir uma nova sociedade em que a violência contra a mulher não seja comum. Incluindo outros lugares além da escola, podemos disseminar nosso conhecimento sobre a violência para pessoas de todas as idades e diferentes classes. Assim, conscientizamos uma gama muito maior para lutarem por essa causa tão nobre”, destacou Ana Paula Yano, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio.
Palco da iniciativa, a Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, sob a direção de Jaqueline Dias, está localizada na rua Pedro Soares de Souza, 154, no conjunto Aero Rancho, palco para as ações da campanha Agosto Lilás e, de acordo com a equipe responsável pela atividade, o desenvolvimento do projeto deve virar artigo científico em breve.
A Campanha
Realizada em comemoração ao aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” é voltada para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e contou com diversas ações de mobilização executadas na Capital e também em vários municípios do interior do Estado.
Na Rede Estadual de Ensino, a campanha se tornou presente nas escolas, com a promoção de palestras e atividades que auxiliem na conscientização de estudantes e profissionais presentes nas unidades escolares de Mato Grosso do Sul.