Estudantes de duas escolas de Campo Grande participam de Dia de Campo da Embrapa

Mato Grosso do Sul

28.03.2023

Uma parceria entre a SED (Secretaria de Estado de Educação) e Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) (Semadesc), levou os estudantes de duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande (EE Professora Clarinda Mendes de Aquino e EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes), para participar, no último dia 24, na Embrapa Gado de Corte, do dia de campo da 15ª Edição da Dinapec (Dinâmica Agropecuária).

A Semadesc realiza, anualmente, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) e a participação foi no intuito de proporcionar o contato dos estudantes com as tecnologias e os conhecimentos do campo, da sustentabilidade e do agronegócio.

De acordo com a professora Liv Vanessa Bissoli Benites da EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes, o dia de campo foi proveitoso “foi uma manhã de conhecimentos e aprendizados diferenciados que oportunizaram experiências nas áreas técnicas do campo tais como: veterinária, biologia, agronomia, dentre outros.  Os estudantes se socializaram com os profissionais, tomando conhecimento dos cursos técnicos oferecidos pela instituição, inclusive com a possibilidade de vivenciarem práticas de tais cursos, despertando o interesse por eles”, enfatiza.

A professora Adriana Francisco Santana, também da EE Maria Rita de Cássia Pontes, mencionou da participação no evento tecnológico “percebemos o deslumbre dos estudantes ao conhecer algo fora da realidade, um mundo até então desconhecido tanto para eles como para nós, professores.  Percebemos que nossos estudantes da Educação Especial tiveram as mesmas oportunidades que o grupo, interagindo nas atividades de modo prático e participativo, tornando-os visivelmente felizes e alegres”, conclui.

Já o professor coordenador da área de Ciências da Natureza Danylo Semin, da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino, falou da importância da participação dos discentes de sua unidade  “foi de grande relevância, considerando a dinâmica proposta pela SED de troca entre educação básica e instituições com enfoque em cursos técnicos. Por meio dessa oportunidade, os estudantes puderam ver como ocorrem os estudos e o desenvolvimento da pecuária e agropecuária em nosso Estado, além de observarem como a tecnologia pode ser uma grande aliada do trabalho no campo. Houve momentos de observação, interação e até vivência nas atividades da Embrapa”.

O estudante Eduardo Ryuki relata sua experência no evento “chegando lá, nós nos subdividimos em grupos para conhecer os setores da fazenda. Apesar do foco ser o gado de corte, também aprendemos sobre o manejo de hortaliças e a criação de outros animais como ovelhas e piscicultura. Porém, o que mais surpreendeu foi saber que quase todos os bois e bezerros da fazenda são filhos de um único touro reprodutor, responsável por transmitir sua genética de qualidade”, menciona.

A estudante Maria Eduarda Greijo, do 3º ano do Ensino Médio, também conta que ficou maravilhada com as possibilidades com que se deparou na Dinapec, “nunca imaginei que experimentaria comer uma larva proteica. Tinha gosto de paçoca! Adorei as apostilas informativas que recebemos sobre os cursos. Já quero começar a me preparar! ” Declara, ainda, que tentou absorver ao máximo tudo sobre o manejo de animais, já que essa é a área profissional que pretende seguir.

Os estudantes e professores receberam lanche e ganharam um kit com apostilas e boné,  além de receberem orientações sobre as opções de carreira e oportunidades das áreas oferecidas por instituições que apoiam o desenvolvimento da agricultura e agropecuária.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.