Estudantes de Domingos Martins contam com projeto de tutoria

Espirito Santo

14.04.2022

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Teófilo Paulino, localizada em Domingos Martins, contam com o projeto de Tutoria, que tem como objetivo atuar nas dimensões educativa e de cuidado. São tutores voluntários, professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, e diretor.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Bernadete Gama Gomes Poeys, explicou que tutoria é um método de interação pedagógica, em que o educador (tutor) acompanha e se comunica com os estudantes (tutorandos) de forma sistemática, planejando o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações de modo resolver problemas que possam ocorrer durante o processo educativo, com vistas ao desenvolvimento do seu Projeto de Vida.

A dimensão educativa se caracteriza por oferecer ao aluno o suporte pedagógico necessário para melhorar o seu desempenho acadêmico. Já a dimensão de cuidado, vai além, e preocupa-se em promover competências sociais que auxiliam a viver e estudar de maneira mais saudável.

“Tutoria se refere à interação de presença na vida do outro, em que uma pessoa dá apoio para que o outro se desenvolva e ponha em ação algum direito, dever, conhecimento, competência ou habilidade. Tutoria e Pedagogia da Presença são pares indissociáveis na nossa escola”, afirmou a coordenadora pedagógica.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata