Mato Grosso do Sul
18.10.2024Estudantes das escolas estaduais de Corumbá e Ladário marcaram presença na FECIPAN (Feira de Ciência e Tecnologia), promovida anualmente pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). O objetivo do evento é incentivar o uso da pesquisa como ferramenta motivadora no processo educacional, além de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores por estudantes
A FECIPAN faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia e busca, entre outros objetivos, fomentar o uso da pesquisa científica entre alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico integrado de escolas públicas e privadas.
Vários estudantes da Rede Estadual de Corumbá e Ladário inscreveram seus projetos, muitos dos quais foram expostos nas instalações do IFMS. Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico participaram com projetos que competiram em diferentes categorias.
As escolas estaduais da região submeteram 69 projetos, todos aprovados e concorrendo em diversas categorias. Durante o evento, as apresentações foram avaliadas por comissões compostas por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, além de representantes de universidades.
Ao todo, as escolas estaduais conquistaram 18 prêmios. Um destaque especial foi para a EE Maria Leite, que obteve as seguintes conquistas com o projeto "A robótica educacional como recurso pedagógico para o ensino de pessoas com deficiência visual": 1º lugar - Multidisciplinar Melhor trabalho - Ensino Médio; Melhor relatório - Ensino Médio; Credencial para a FETEC 2025.
Para a coordenadora regional adjunta de Educação de Corumbá (CRE-3), Rosely Mansilla é muito importante o envolvimento das escolas na condução desses projetos, apoiando e promovendo o protagonismo estudantil, a autoria intelectual e a formação integral dos alunos.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo