Tocantins
29.11.2024O Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito Cívico-Militar, de Tocantinópolis, promoveu nesta sexta-feira, 29, um momento onde os estudantes do Curso Técnico em Controle Ambiental integrado ao ensino médio tiveram a chance de apresentar os Projetos de Intervenção desenvolvidos durante o curso.
Com o intuito de unir teoria e prática em projetos que estimulam o pensamento crítico, criatividade e o protagonismo juvenil, a ação aconteceu no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O evento contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, incluindo estudantes, professores orientadores, a coordenadora do curso técnico, e parceiros institucionais.
Por meio dos projetos, os estudantes buscaram trazer soluções inovadoras para problemas ambientais reais observados em sua comunidade, por meio da metodologia de pesquisa-ação.
Segundo a coordenadora do curso técnico em Controle Ambiental, Emanuelle Angélica Cavalcante, os projetos de intervenção ambiental foram idealizados e implementados com a colaboração ativa dos estudantes e professores, buscando promover um olhar crítico e reflexivo, além do incentivo ao desenvolvimento de projetos como forma de iniciação científica. “Ao longo dessa jornada, buscamos integrar conhecimentos teóricos e práticos, estimulando a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos estudantes”.
O professor de Ciências Biológicas, Moizes Cordeiro, afirma que “o Projeto de Intervenção é o momento em que os estudantes sugerem e/ou implementam mudanças possíveis em suas comunidades. Para nós, professores, é a hora de discutirmos nossas relações com a comunidade, identificando suas reais necessidades e colaborando para a construção de soluções sustentáveis”.
Para estudante José Tiago Sousa Cardoso “participar da construção do projeto de intervenção ambiental foi muito importante para mim, pois pude entender mais sobre os problemas ambientais da minha cidade e desenvolver ideias que podem fazer a diferença colocando em prática o que estudamos em sala de aula”.
A secretária executiva da UFNT, Eveliny Almeida Feitosa, participou do evento como avaliadora na banca dos projetos. “Fiquei impressionada com a criatividade, o comprometimento e a capacidade dos alunos em propor soluções sustentáveis para desafios ambientais. Essa experiência reforçou minha crença na educação como uma ferramenta de transformação e me motivou a continuar contribuindo para iniciativas que promovam a conscientização ambiental”.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins