Secretaria de Estado da Educação do ES
09.07.2019Os estudantes da Escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, desenvolveram na aula de Química tertúlias científicas sobre a Química do Chocolate, com a leitura do artigo “Amor em tabletes”.
A ação é uma maneira diferenciada de aguçar o interesse pela leitura, estimular a interpretação de textos com linguagem científica e promover a argumentação. Além disso, trata-se de uma oportunidade para o uso das mídias digitais, uma vez que o artigo foi disponibilizado aos estudantes por meio de redes sociais.
“Há muitas curiosidades nesse doce que amamos tanto, ele mexe com a nossa cabeça. Quando comemos chocolate, os nutrientes do cacau estimulam a produção de hormônios do prazer. A tertúlia foi importante para conhecermos várias curiosidades sobre o chocolate e de famosos que são considerados chocólatras”, disse a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Dayra Fieni.
O estudante Ruan Felipe Costa Ramos, da 1ª série do Ensino Médio, afirma que “com a tertúlia científica entramos em contato com um vocabulário diferenciado, onde podemos conhecer a Química envolvida no chocolate, um alimento tão presente nas nossas vidas”, disse.
De acordo a professora Rafaela Botam, responsável pela iniciativa, essas metodologias diferenciadas permitem que os estudantes tenham interesse por assuntos do seu cotidiano e que muitas vezes não é abordado em sala de aula.
“Momentos como estes garantem que os nossos estudantes sintam o interesse pela leitura de textos com linguagem diferenciada da que estão acostumados no dia a dia, que eles desenvolvam a interpretação dos mais variados gêneros textuais e sintam prazer em entender a Química que está presente em sua vida”, enfatizou a professora.