Estudantes de Colatina desenvolvem tertúlias científicas nas aulas de Química

Secretaria de Estado da Educação do ES

09.07.2019

Os estudantes da Escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, desenvolveram na aula de Química tertúlias científicas sobre a Química do Chocolate, com a leitura do artigo “Amor em tabletes”.

A ação é uma maneira diferenciada de aguçar o interesse pela leitura, estimular a interpretação de textos com linguagem científica e promover a argumentação. Além disso, trata-se de uma oportunidade para o uso das mídias digitais, uma vez que o artigo foi disponibilizado aos estudantes por meio de redes sociais.

“Há muitas curiosidades nesse doce que amamos tanto, ele mexe com a nossa cabeça. Quando comemos chocolate, os nutrientes do cacau estimulam a produção de hormônios do prazer. A tertúlia foi importante para conhecermos várias curiosidades sobre o chocolate e de famosos que são considerados chocólatras”, disse a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Dayra Fieni.

O estudante Ruan Felipe Costa Ramos, da 1ª série do Ensino Médio, afirma que “com a tertúlia científica entramos em contato com um vocabulário diferenciado, onde podemos conhecer a Química envolvida no chocolate, um alimento tão presente nas nossas vidas”, disse.

De acordo a professora Rafaela Botam, responsável pela iniciativa, essas metodologias diferenciadas permitem que os estudantes tenham interesse por assuntos do seu cotidiano e que muitas vezes não é abordado em sala de aula.

“Momentos como estes garantem que os nossos estudantes sintam o interesse pela leitura de textos com linguagem diferenciada da que estão acostumados no dia a dia, que eles desenvolvam a interpretação dos mais variados gêneros textuais e sintam prazer em entender a Química que está presente em sua vida”, enfatizou a professora.