Mato Grosso do Sul
13.08.2025Em Cassilândia, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rui Barbosa, orientados pelo professor Paulo Rosa, desenvolveram um projeto interdisciplinar que transformou história e geografia em experiência lúdica e estratégica. O resultado foi a criação do Raízes do Brasil – Cartas da Resistência, um jogo educativo que promove o conhecimento e a valorização da diversidade étnico-cultural brasileira por meio de pesquisas, criatividade e uso de tecnologia.
O trabalho teve como objetivo principal destacar a contribuição de povos indígenas, africanos e afrodescendentes na formação do país. Para isso, os estudantes participaram de aulas expositivas, rodas de conversa e pesquisas orientadas por inteligência artificial (IA), explorando temas como religiosidade, línguas, saberes ancestrais e formas de resistência ao longo da história.
As investigações também abordaram personalidades históricas e contemporâneas que simbolizam resistência e expressão cultural, entre artistas, escritores, ativistas, músicos, líderes comunitários e políticos, com representatividade tanto nacional quanto estadual. Entre os destaques sul-mato-grossenses, estão o líder indígena Eliseu Lopes, da etnia Guarani Kaiowá; o grupo de rap Brô MC's, formado por jovens da etnia Terena; e os Cavaleiros Guaicuru, reconhecidos historicamente pela resistência no Pantanal.
Com base nessas pesquisas, os estudantes criaram o jogo Raízes do Brasil – Cartas da Resistência, no qual dois jogadores disputam partidas em 10 rodadas, cada um iniciando com 10 cartas de personagens, 5 cartas de combinação de poderes especiais e 9.000 pontos de resistência cultural. A dinâmica envolve alternar ataque e defesa, utilizando atributos históricos e culturais para vencer confrontos. O jogo permite exercitar o raciocínio lógico-matemático e, ao mesmo tempo, aprofundar conhecimentos histórico-geográficos.
Para o professor Paulo Rosa, licenciado em Geografia, o projeto é mais do que uma atividade escolar:
"Ao criar, jogar e refletir, nossos estudantes ressignificam suas raízes, fortalecem sua consciência cidadã e se tornam multiplicadores de respeito à diversidade e à história brasileira”.
O jogo está disponível gratuitamente para download, com manual, cartas para impressão, marcador de pontos e guia pedagógico, podendo ser utilizado por professores, estudantes e coletivos culturais como ferramenta para trabalhar história, geografia, diversidade cultural e educação antirracista de forma lúdica.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar