Estudantes de Buriti do Tocantins lançam livro autoral com reflexões cinematográficas

Tocantins

09.05.2025

A literatura tocantinense ganha mais uma obra. É o livro que traz o título Entre câmeras e canetas: reflexões cinematográficas, produzido pelos estudantes do ensino médio do Colégio Militar do Tocantins, Unidade XXVII, em Buriti do Tocantins, que teve cerimônia de lançamento na quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de Buriti do Tocantins, com a presença de estudantes, professores, familiares e moradores da cidade.

Com a orientação do professor Rodrigo Maciel, a obra coroa um projeto educativo que encantou a comunidade escolar, prometendo surpreender leitores, por meio de análises autênticas e apaixonadas, a respeito de filmes que marcaram vidas.

Estudantes, com idade entre 15 e 16 anos, exploraram a arte do cinema de forma criativa, assumindo o protagonismo no projeto, com debates e escrita de suas obras favoritas. O estudante Theo Porto abraçou o desafio com entusiasmo.

Os estudantes se envolveram no projeto da escolha dos filmes às discussões e redações que deram vida ao livro. Cada capítulo reflete as experiências do estudante escritor, com interpretações únicas sobre filmes de diferentes gêneros e épocas, num processo que foi mais do que exercício acadêmico, uma jornada de autoconhecimento e cooperação. 

O livro reflete na importância do cinema como ferramenta de expressão, empatia e cultura. A comunidade de Buriti sente o poder e valor da educação, leitura e cultura para a transformação de vidas, por meio da obra. Idealizador da iniciativa, o professor Rodrigo Maciel agradece aos envolvidos na ação. “Esse trabalho nos mostra que a arte pode ultrapassar os limites da sala de aula e tocar o coração das pessoas, trazendo aprendizado e união. Incentivar a leitura, a crítica e a cultura é investir no futuro de nossos jovens, dando-lhes ferramentas para entender o mundo e, mais importante, para transformá-lo”, ponderou o professor.

Um dos grandes momentos do evento foi a sessão de autógrafos, em que os jovens autores compartilharam as experiências e interagiram com o público. 

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins