Piaui
06.02.2024Oitenta estudantes Seduc deram o primeiro passo para a realização do sonho de ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME), por meio das turmas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
São alunos de 30 municípios do Piauí, aprovados após teste seletivo, que vieram residir em Teresina para acompanhar as aulas, que iniciaram nesta terça-feira (6), no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.
O governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanharam a aula magna das turmas, ministrada pelo professor doutor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Tobias Frederico.
O Secretário Washington Bandeira destacou a estrutura preparada para os estudantes Seduc concorrerem nos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Militar de Engenharia (IME) e de cursos de carreiras de Inovação Tecnológica (IMPA TECH, FGV e exterior) com uma proposta singular de ensino.
“Esses são os vestibulares mais concorridos do Brasil, portanto, formamos turmas especiais com professores especializados, material didático próprio e salas de aula equipadas e modernas. Eles terão acesso aos melhores professores do Brasil convocados para participarem desse projeto”, disse o gestor.
Para os alunos oriundos do interior, o Secretário Washington Bandeira explica que a Seduc garantirá o auxílio-permanência para custear suas despesas com moradia na capital.
“Estes estudantes terão uma alimentação especial, esporte educacional, monitoria com resolução de questões, uma estrutura modernizada para recebê-los e as bolsas de incentivo acadêmico. São valores entre R$ 700 e R$ 1.500 por mês, conforme o desempenho deles nesse processo seletivo e, ao longo do curso, um auxílio-residência para aqueles que vêm de municípios distantes da capital”, informou o secretário.
O Governador Rafael Fonteles pontuou o caráter inovador do projeto para o ensino público do Piauí. “Esta é uma ação fantástica porque gera oportunidades para que os nossos jovens do Piauí inteiro, talentosos e vocacionados para os estudos, possam alcançar sonhos cada vez maiores. Todos sabemos que o ITA e o IME são duas universidades que têm o acesso mais difícil no país e quem chega a essas instituições consegue uma gama muito maior de oportunidade de trabalho. Então, oportunizar isso aos jovens da escola pública é realmente algo inédito”, comentou Rafael Fonteles.
Bolsas para estudantes das Turmas ITA/IME
Os estudantes oriundos de diversos municípios piauienses que vieram residir em Teresina para acompanhar as aulas têm direito à Bolsa de Incentivo Acadêmico e à Bolsa de Permanência das Turmas ITA/IME.
De comunidade quilombola, a jovem Isabella Lopes, de 14 anos, receberá o benefício que garante a sua permanência em Teresina e a preparação adequada dos vestibulares. A filha de pais agricultores, mora na comunidade quilombola Lagoa de São Vitor, na zona rural do município de São Raimundo Nonato (PI). “Quero me dedicar aos estudos e conquistar uma vaga no ITA, pois sei que é uma instituição que me dará mais chances de realizar meus sonhos”, disse.
Os alunos vão receber material didático, alimentação, fardamento, esporte educacional, monitoria e acompanhamento pedagógico. A Turma ITA/IME Seduc terá como foco a ênfase no ensino de matemática, química e física e terá a duração de três anos do Ensino Médio.
Natural de Paes Landim, a 457 quilômetros de Teresina, o jovem Gustavo Borges sonha com o ingresso no ITA. “A minha expectativa é poder me destacar na minha turma e conseguir uma boa bolsa que facilitará minha moradia. Tenho uma grande expectativa de passar no ITA para ter um bom futuro e uma boa perspectiva de vida”, disse o estudante.
Herbert Aquino, coordenador da turma ITA/IME, explica que o diferencial na preparação dos estudantes está no conteúdo pedagógico específico para estes vestibulares. A preparação inclui a mediação de professores de Teresina, de Fortaleza e de Brasília com experiência nesses vestibulares.
“Entendemos que esse é um processo muito longo em que o Piauí está sendo pioneiro. O diferencial para os alunos da turma ITA/IME é que eles terão uma carga horária estendida em Matemática, Física, Química, Português, Redação e Língua Estrangeira com o Inglês. Ao final do processo de preparação para o vestibular, eles terão uma terceira etapa, que é a preparação para os exames de saúde e os exames associados à educação física. Esses alunos vão ter uma preparação forte para se adaptar ao que eles vão encontrar na prova”, detalhou o coordenador.